› Adélio Amaro
Visitar Berna e não passar no “Büner Restaurant & Vinothek” é não conhecer a harmonia e simbiose deste restaurante que sabe fazer da escolha de um bom vinho e de uma boa comida uma verdadeira arte. Este conhecimento e a simpatia com que recebem os seus clientes são aliados ao talento de confecionar alimentos de alta qualidade, provenientes de cultivos naturais.
O prazer da boa comida é cúmplice do engenho da ciência viticultura através dos vinhos que ali são servidos, com destaque para o tinto do Douro “President’s”, marca do proprietário. No entanto, a Carta dos Vinhos é uma referência, com 118 possibilidades de escolha, com realce para o vinho português, cerca de 75%, e de outras nacionalidades como o vinho espanhol, francês, italiano, suíço, argentino e chileno.
No Büner, seja em festa de aniversário, um aniversário, um jantar de empresa ou apenas uma reunião com os seus familiares e amigos, existem vários espaços agradáveis para uma aconchegante refeição. O Büner é composto por duas salas, o restaurante, um “bistrô” com bar e um jardim com capacidade para 120 pessoas.
Com conceito médio-alto, tem como especialidades a cozinha Mediterrânea sendo o “Château-Brian” e “Wienerschnitzel” os pratos favoritos.
Para refeições em grupo é possível ter cardápios personalizados, assim como decorações especiais, como flores ou artigos decorativos, de acordo com o desejo do cliente.
Com bastantes clientes portugueses e da elite suíça, entre os 502 restaurantes de Berma, o Büner está no top da TripAdvisor, tendo, em 2022, sido considerado “Best of the Best”.
Além das iniciativas habituais do restaurante, o Büner organiza jantares “Win & Dinner” com especialistas portugueses e várias degustações de vinhos portugueses, com a presença dos produtores e empresários dessa mesma área.
O Büner tem a suas portas abertas de segunda a sexta-feira das 10 às 23 horas e sábado das 17h30 até às 24h.
Mas, afinal quem é o proprietário do Büner?
É conhecido como o Júlio Português de Amarante e é o próprio Júlio Da Silva que o refere orgulhosamente.
Em 1987, com apenas 17 anos, contra a vontade dos pais, deixou Portugal em direção a Londres, Inglaterra, com o objetivo de encontrar novos desafios. A ligação ao mundo da restauração começou no café de seu pai, em Amarante, onde Júlio Da Silva, com júbilo para os clientes, colaborava. Na cidade inglesa teve algumas experiências no ramo da hotelaria…
Três anos depois, através de um primo, chegou à Suíça. Contudo, só se instalou em Berna em 1993. Na capital da Suíça assumiu, de forma muito rápida, a gerência e a direção de estabelecimento de reputação. Para enriquecer o seu conhecimento, frequentou um curso profissional de cozinha com o objetivo de ter o seu próprio restaurante.
Em 2015, depois de imenso trabalho e dedicação pelos e aos locais onde passou, aliado ao sucesso, conseguiu realizar o seu sonho ao abrir o seu próprio estabelecimento, no qual tem implementado as suas ideias e conceitos. O seu restaurante – Büner –, que faz parte, hoje, dos melhores estabelecimentos de Berna, foi um investimento de risco para Júlio Da Silva, um “grande passo” na sua vida profissional, “felizmente com grande sucesso”, como referiu ao Gazeta Lusófona.
Júlio Da Silva adquiriu o Büner, uma marca de referência com mais de 40 anos, que teve vários conceitos de cozinha. Contudo as anteriores gerências nunca conseguiram aguenta mais de 4 anos. O novo proprietário “revolucionou” o conceito e tornou este restaurante uma referência de enorme prestígio. Também Júlio Da Silva se tornou um dos portugueses mais conhecidos na cidade de Berna, assim como junto dos gastrónomos mais afamados e com mais sucesso na capital helvética.
Contudo, além do seu sucesso na restauração, fruto da dinâmica que gosta de aplicar ao que faz, Júlio Da Silva é conhecido pela sua ligação à vida social, associativa e desportiva. Por duas vezes, 2003 a 2005 e 2008 a 2010, foi presidente da Associação Portuguesa de Berna, tendo motivado, com quem com ele colaborou, a não deixar esta instituição fechar as suas portas, conseguindo desenvolver ações que fizeram desta uma associação de referência.
De contato fácil, também se tem destacado na área desportiva. Além de receber clubes no seu restaurante, como já foi o exemplo do F. C. do Porto, também é agente desportivo, estando conectado à carreira futebolística do seu sobrinho Nuno Da Silva, atualmente a jogar no F. C. Aarau, assim como outros jogadores profissionais.
Júlio Da Silva, além de ser um empresário bem-sucedido e conselheiro Federal, continua a pautar por ser um Amarantino de referência, ajudando muito a sua terra natal e marcando uma presença constante. Como o próprio diz, “Berna e a Suíça tornaram-se, após 30 anos, a minha segunda pátria, mas, o meu coração continua a ser, naturalmente, bem português”…
A sua portugalidade vai ao ponto de sonhar com o regresso a Amarante e “levar a minha experiência, algum sucesso e investir na minha área da restauração com um Club Vinoteca & Piano Bar”, acrescentando orgulhosamente que “não esqueço as minhas raízes”…
Já sabe, se for ou residir em Berna, é obrigatório conhecer o Büner e, além da gastronomia e dos vinhos, conheça Júlio Da Silva que pauta por saber receber bem, sempre com uma palavra amiga para quem o visita.