› Ígor Lopes
O Centro de Congressos de Beaulieu, em Lausanne, quarta maior cidade da Suíça, vai ser palco da próxima edição do Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Português nos dias 31 de março e 1 e 2 de abril.
O evento, que, segundo os seus organizadores, conta com “numerosas novidades”, será promovido pela Câmara de Comércio, de Indústria e de Serviços Suíça-Portugal (CCISSP).
“O evento é um ponto de encontro incontornável entre expositores, oradores e visitantes da comunidade portuguesa residente na Suíça, mas, também, de um público suíço e internacional e destina-se igualmente a investidores em busca de novas oportunidades de investimento e parcerias”, sublinhou Marina Prévost-Mürier, presidente da CCISSP, que reforçou que “esta nova edição visa também despertar o interesse do público suíço sobre a excelência de Portugal, colocando, este ano, o enfoque mais no domínio da sustentabilidade”.
Segundo apurámos, o destaque deste certame será a região Centro de Portugal. O programa de três dias inclui, além da realização do Salão, um SIIT Swiss-Portuguese Forum, que integra mais de 30 conferências e workshops sobre seis temas de “interesse para o mercado suíço e a comunidade portuguesa residente na Suíça”.
“Um dos objetivos primordiais da organização do evento foi melhorar e facilitar a participação dos expositores, especialmente dos que provêm de Portugal, que poderão beneficiar de preços acessíveis, muito abaixo dos praticados na Suíça, dispondo de stands já completamente equipados. Os participantes poderão, deste modo, manter-se focados nos seus negócios durante a realização do Salão e, após o seu encerramento, não terão que se preocupar com a desmontagem dos stands ou com questões de logística; a possibilidade de os expositores poderem colocar ofertas de vendas diretamente no website oficial do SIIT-SUISSE.CH, dois meses antes da realização do certame, e até seis meses depois, o que lhes permitirá se reunirem diretamente no espaço da realização do salão com os potenciais compradores/clientes. Os visitantes também poderão agendar antecipadamente uma reunião com os expositores confirmados através do website do SIIT-SUISSE, com o objetivo de facilitar a concretização de negócios durante o Salão. Todos os expositores terão igualmente a oportunidade de apresentarem sumariamente às suas empresas no «90 Seconds Lightning Pitches» que decorrerá durante o Salão”, revelou Marina Prévost-Mürier, que explicou também que “serão premiadas empresas que se destacaram na área do imobiliário, do turismo e da inovação” e que haverá a entrega de prémios “no decurso dos SIIT SWISS AWARDS”.
“No decurso do referido evento, decorrerá igualmente um encontro designado «Invest Day» durante o qual serão apresentados projetos concretos de investimento de uma certa envergadura aos investidores suíços e estrangeiros inscritos. É importante recordar que é concedido um desconto de 20% aos sócios da CCISSP.CH, sediada em Genebra e a todos os expositores que já participaram na edição 2022 do salão SIIT-SUISSE”, comentou esta responsável, que mencionou que os temas que serão tratados nesse âmbito são Business and Investment, Real Estate: Second Home, Sustainability in Real Estate, Tourism and Lifestyle, Innovation and Opportunities e Art and Design.
Note-se que a Câmara de Comércio, de Indústria e de Serviços Suíça-Portugal (CCISSP) tem sede em Genebra e se destaca por ser um organismo suíço, privado e independente, que tem como objetivo “informar os seus empresários – membros de pequenas, médias e grandes empresas – sobre os potenciais intercâmbios económicos e comerciais, entre os dois países”, tendo como papel atuar como “catalisadora de negócios” e “incentivar as trocas comerciais”.
A CCISSP é conhecida por organizar vários eventos, designadamente, em edição anual, o Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Português na Suíça (WWW.SIIT-SUISSE.CH), mas também missões empresariais, ciclos de conferências, workshops, almoços-debates, etc.
Na Suíça, esta entidade tem também assento no comité da Association of International Chambers of Commerce in Switzerland (AICC) e está filiada à Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas (RCCP).