O “Regressar a Portugal” realizado no passado dia 21 de janeiro, na Suíça, reuniu 120 portugueses interessados em obter informações sobre como regressar a Portugal.
Durante a conferência, realizada no Hotel Mirabeau, em Lausanne, foram apresentadas 7 sessões abrangendo temas como as “Etapas do Regresso”, “Criação de empresas e obtenção de fundos europeus”, “Crédito habitação em Portugal”, “Apoios e benefícios do Estado Português, “Imobiliário em Portugal”, “Legalização de viaturas e a “A minha futura vida em Portugal”.
Esta 12.ª edição foi envolta numa atmosfera positiva e num forte sentimento de conexão com a nossa identidade portuguesa. As pessoas ouviram e partilharam as suas experiências como portugueses residentes no estrangeiro, o que despertou um sentimento de portugalidade em todos os presentes.
O Balcão do Emigrante aproveitou a oportunidade para demonstrar a quantidade de soluções que oferece aos portugueses residentes no estrangeiro, percebendo também que são muitos os que precisam de apoio para traçar o seu plano de regresso de forma a tornar esta etapa, muito importante na vida das pessoas, numa fase tranquila e rentável.
O evento contou com a participação de representantes de instituições como a IE Consulting, novobanco e Pluritime, além de outros convidados institucionais que operam em Portugal e/ou na Suíça, com o objetivo comum de apoiar a comunidade portuguesa. Além dos oradores externos, os próprios oradores, colaboradores do Balcão do Emigrante,de diferentes países também participaram, entregando as suas experiências e conhecimentos sobre o processo de regressar a Portugal. A fazer a cobertura do evento esteve a RTP Internacional,que transmitiu no dia 29 de janeiro, o resumo da conferência no programa “Hora dos Portugueses” pelas 13h (EU Central).
Com todo o sucesso da conferência, já existem novas datas que serão anunciadas em breve, já podendo confirmar que estão confirmadas novas conferências no Luxemburgo, Paris, Zurique e Cantão de Valais.