› Adélio Amaro
Com o apoio do Embaixador de Portugal, Júlio Vilela, o “Portugal em Movimento” irá receber a visita do Professor António Feijó, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 22 de janeiro, pelas 17 horas, em Zurique, que abordará o tema “Fundação Calouste Gulbenkian – 66 anos depois”.
Com o patrocínio da Union Bancaire Privée e da Delta Cafés, esta género de iniciativa, segundo a organização, “Portugal em Movimento”, pretende promover encontros regulares para “discutir, identificar, partilhar, promover e potenciar os casos de sucesso na nossa comunidade radicada na Suíça”. Este é um modelo de iniciativa que terá um convidado e abordará um tema específico.
Desta forma, para “Portugal em Movimento” é importante diversificar as temáticas que podem passar pela economia, desporto, política, ciência e cultura, mas que suscitem, sempre, o interesse geral de quem participa.
Para este encontro, no qual o Gazeta Lusófona marcará presença e que contará com um apontamento musical da responsabilidade dos consagrados músicos João Barradas, Sérgio Pires e Gil Brito, todos os interessados em obter mais informações devem contatar a organização para o e-mail manuelsantiago63@gmail.com .
Foi neste intuito que a organização convidou António Feijó, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, desde maio de 2022, que tem um percurso académico e cultural, assim como investigador e escritor, extraordinariamente reconhecido.
António Feijó
António Feijó é Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor da Faculdade de Letras, Vice-Reitor e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e foi diretor da Imprensa da Universidade de Lisboa, e da Revista da Universidade.
É, ainda, PhD (Literatura Inglesa e Norte-Americana) Brown University (1985); MA (Literatura Inglesa e Norte-Americana) State University of New York at Albany (1979).
Comissariou exposições sobre literatura (Fundação Calouste Gulbenkian 2008) e Fundação Cupertino de Miranda (2018, em colaboração).
Foi presidente do Conselho Geral Independente da RTP e diretor não executivo da Fundação da Casa de Mateus, assim como administrador não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2018 e 2022.
António Feijó tem diversos livros e ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e dramaturgias para cenas.