Em pleno momento de férias o Gazeta Lusófona foi acompanhando as atividades dos portugueses na Suíça, mas também o reencontro com as famílias e amigos em Portugal.
Sentimos, isso está patente nas notícias e nas reportagens que apresentamos na presente edição, que existe uma vontade enorme em retomar um conjunto de atividades que não foi possível dar continuidade nos dois últimos anos.
Contudo, em pleno verão, Portugal voltou a ser um país de muitas festas onde as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro foram, também, um elo de animação e promoção das mesmas.
Circular pelo país, de festa em festa, sejam elas relacionadas com a religião, a gastronomia, o artesanato ou outras, os portugueses residentes fora do seu país são bem notados com a eforia que enaltece a saudade que durante um ano inteiro vão acumulando.
A verdade é que Portugal acredita que é possível renascer e continua a não esquecer as suas mais diversas tradições.
Os portugueses na Suíça não são diferentes, bem pelo contrário. Continuam com imenso entusiasmo a galvanizar a promoção de Portugal na Suíça. É certo que, durante o verão, esses festejos abrandam em terras helvéticas. Mas, o recarregar de baterias irá dar frutos a curto prazo. Quando regressarem de férias, os portugueses vão abrir, novamente, as portas das associações e vão continuar a içar a bandeira portuguesa em cada um dos cantões suíços.
Contudo, os portugueses não são apenas “festa” e na presente edição mostramos isso mesmo com reportagens sobre portugueses que conseguiram singrar em muitas áreas.
Por agora, resta desejar boas férias…
Adélio Amaro