› Adélio Amaro
No momento em que a Europa, até mesmo o mundo, se encontram em conflito, tanto cultural, como social, económico e bélico, cada vez mais nos questionamos sobre o que é ser português no mundo, isto é, fora do seu país…
São grandes as dúvidas que nos assombram diariamente. Começamos a questionar sobre o futuro da geração que nasceu no século XXI.
Emigrar foi sempre uma solução de recurso para quem tentou e tenta um novo rumo na sua vida, fora do seu país de origem, na procura de estabilidade e principalmente num futuro promissor para os filhos.
Com as confusões que nos assolam dia após dia, ficamos estáticos nas decisões que devemos tomar, nos riscos que pretendemos seguir, pensando se valerá apena o esforço.
Mas, independentemente de tudo isto, vale sempre a pena lutar pelos nossos sonhos e por tudo em que acreditamos. É nesse sentido que a Sala de Espetáculos de Renens irá receber o “1.º Fórum Português da Suíça”, organizado pela Federação das Associações Portuguesas da Suíça, colocando a grande e importante questão: “O que é ser português na Suíça hoje?”.
Tem como objetivo ajudar a abrir um novo caminho para os portugueses residentes na Suíça e alertar para a necessidade que existe em ter as entidades ao lado dos portugueses, funcionando em rede e em sintonia.
Será um dia de reflexão, mas também de promoção da cultura e da Língua portuguesas. Um dia que envolverá as várias camadas etárias, com especial destaque para os alunos portugueses ou filhos de portugueses que estudam nas diversas escolas da Suíça.
De certo que será um dia cheio de portugalidade, onde todos teremos a oportunidade de questionar, de ensinar e de aprender.