No dia 14 de maio, em Genebra, o Grupo Mulheres do Brasil na Suíça em parceria com o Madalena’s Suiça – Brasil e a ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse farão o lançamento da “Cartilha da Mulher do Brasil na Suíça”. O evento acontecerá das 17:00 horas às 21:00 horas, no colégio de Pinchat, em Carouge, Genebra.
O Grupo Mulheres do Brasil é uma Associação Civil criada e estabelecida na cidade de Basel, e regida sob as Leis da Suíça. É um grupo suprapartidário, constituído por mais de 100 mil mulheres, o qual tem como objetivo engajar a sociedade civil para defesa dos interesses do país, por meio de ações práticas e efetivas, com soluções para diversos problemas enfrentados pela sociedade brasileira.
A fim de viabilizar os objetivos da associação, organizam-se em núcleos regionais e internacionais, arregimentando mulheres globalmente, as quais se identificam ideologicamente com este grupo, unindo forças e fortalecendo a participação ativa das mulheres na sociedade.
Na prática, colocam a natureza feminina com o merecido protagonismo : a mulher acolhe, cuida e faz acontecer. Com esse propósito, atuam em causas sociais, políticas e econômicas, apoiando projetos já existentes e criando iniciativas que promovam resultados sociais mensuráveis e socialmente impactantes. Apesar deste núcleo ter iniciado a actividade na Suíça há apenas dez meses conta já com 170 mulheres voluntárias espalhadas por todo o país, consolidando 29 projectos em distintas áreas. Além disso, consolidam 45 parcerias com empresas e associações de brasileiros.
A “Cartilha da Mulher do Brasil na Suíça” foi desenvolvida junto a vários parceiros, voluntários e apoiadores. Tudo foi feito com cuidado, atenção e muito carinho por profissionais da área de direito, imigração, psicologia, assistência social e sociologia.
A Cartilha aborda o tema “Fim da Violência Doméstica contra Mulheres e Crianças” VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA – na prática, coloca a natureza feminina a serviço das mulheres, aquela que acolhe, cuida e faz acontecer.
Nela poderão encontrar conselhos, orientações, recomendações, tipos de abuso, rede de apoio, direito de família e migratório, organizações de apoio emergencial contra a violência doméstica e muito mais!
O evento é social e beneficente. Será oferecido um aperitivo com muitas delícias brasileiras, show animação com Lúcia Aeberhardt e muitas surpresas. A Cartilha já foi apresentada à Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, no pré-lançamento que ocorreu em Basel dia 11 de março e também foi apresentada à Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil Damares Regina Alves, no dia 01 de março, no Consulado Geral do Brasil, em Genebra.
Para poder participar e ajudar esta causa social necessita fazer a reserva antes, entrando em contacto através do
email: comunicacao.basileia@grupomulheresdobrasil.org.br
Augusto Lopes