Atualmente, o apoio financeiro é uma das formas que as famílias em todo o mundo buscam para ultrapassar este momento de pandemia, que impactou negócios e investimentos. O banco português Millennium bcp afirma ter soluções neste sentido, sobretudo em relação a financiamento pessoal e habitação e outros produtos financeiros.
Para saber mais, conversamos com Berto Correia Gomes de Sousa, cidadão luso-helvético, natural do Funchal, na ilha da Madeira, que é diretor representante do Millennium bcp na Suíça. Berto de Sousa, responsável pelos Escritórios de Representação, falou sobre as ações e atividades desenvolvidas por esta instituição, além do perfil dos clientes atendidos e o que estes podem esperar em termos de apoio por parte do banco.
Qual é o trabalho feito pela vossa instituição financeira na Suíça?
Somos um Escritório de Representação e prestamos serviços de apoio aos nossos clientes com relação bancária em Portugal, seja na abertura de conta, financiamento pessoal e habitação e outros produtos financeiros.
Onde estão localizados?
Em Genebra e Zurique.
Existem outras agências ou uma sede? Se sim, onde estão localizados?
A sede está localizada em Portugal, com o Banco a contar com mais de 450 sucursais, servindo cerca de 2,5 milhões de Clientes.
Quantos empregos a vossa instituição consegue garantir neste momento na Suíça, ou seja, quantos trabalhadores atuam no banco na Suíça?
Oito colaboradores, incluindo o Representante.
Qual é o perfil dos vossos clientes?
O nosso cliente-tipo tem um perfil clássico, aforrador e não gosta de investir em produtos de risco.
Existem mais portugueses clientes do que suíços?
Não, embora cada vez mais tenhamos suíços que procuram investir e residir em Portugal.
Quais as facilidades, oportunidades e vantagens que um cidadão português ou lusodescendente tem ao ser cliente do vosso banco na Suíça?
Um cliente nosso pode contar com uma equipa especializada e multilingue, que vai ao encontro das suas necessidades. Os Escritórios de Representação dispõem também de todos os meios digitais no acompanhamento do negócio com a rede em Portugal.
O cliente que tem uma conta no vosso banco em Portugal pode movimentá-la desde a Suíça e vice-versa?
Sim, através do cartão Mastercard débito. Temos uma oferta para os nossos clientes residentes no exterior, que inclui os residentes na Suíça e no Principado do Liechtenstein. Com a solução Mais Portugal, os clientes podem efetuar compras e levantamentos a débito em qualquer parte do mundo onde a rede Mastercard se encontre disponível, tendo ainda a possibilidade de realização de compras, levantamentos e todas as operações disponibilizadas pela rede Multibanco, sem taxas acrescidas.
Quais as oportunidades de investimento neste momento no país?
Apesar da pandemia, existem excelentes oportunidades de investimento imobiliário em Portugal. A sustentabilidade e energia renovável também são negócios em franca expansão, atualmente.
Que oportunidades de negócio e taxas atrativas têm o vosso banco para os clientes na Suíça neste momento?
O Millennium bcp tem uma vasta oferta de imóveis para venda, cuja consulta está disponível no portal do Banco, em www.millenniumbcp.pt
Em termos de financiamentos, os portugueses podem procurar o vosso banco?
Sim, podem iniciar todo o processo através dos Escritórios em Genebra e Zurique, que darão todo o apoio necessário. E, ainda, através da Sucursal em Portugal, que disponibilizará informação, simulações e promoverá reuniões de aconselhamento com o gestor em Portugal.
Em termos financeiros e económicos, qual é o papel do vosso banco no desenvolvimento suíço e no seio das famílias que os procuram no país?
Somos uma representação de um Banco português e não temos atividade bancária na Suíça.
Como podem ser contatados?
Podemos ser contactados por Telefone, E-mail ou presencialmente nos nossos Escritórios em Genebra e Zurique. Genebra: Rue de Lausanne 54, 1202 Genève, Tel. +4122 908 38 48, geneve.ch@millenniumbcp.pt. Zurique: Wyssgasse 6, 8004 Zürich, Tel. +41 44 296 60 40, zurich.ch@millenniumbcp.pt.
Para abrir uma conta no vosso banco, que documentos e critérios são necessários neste momento, no caso de um cidadão português ou lusodescendente? E um cliente suíço?
A documentação para abertura de conta é regulamentada pelo aviso 11/2005 do Banco de Portugal e é igual para um suíço, português ou cidadão de outra nacionalidade. Os clientes devem apresentar o Documento de Identificação, comprovativo de morada e de profissão.
A pandemia está a afetar os negócios e o atendimento aos clientes?
Numa primeira fase, afetou todos os bancos. Mas estamos a funcionar normalmente. No entanto, privilegiamos o atendimento com agendamento, para que não se ultrapasse o limite de cinco pessoas no interior dos nossos espaços.
Qual é o papel do banco na Suíça?
Prestamos serviços bancários em Portugal.
Quais são os vossos objetivos e target?
O objetivo do Millennium bcp é sempre prestar um serviço de excelência. No nosso caso específico, acrescentamos empenho extra na questão da proximidade, para minimizar a questão das fronteiras aos nossos Clientes, tentando que, ao nos visitarem, se sintam em casa e um pouco como se estivessem a visitar uma Sucursal do Millennium bcp em Portugal.
Que mensagem deixa para quem ainda não conhece os serviços do banco?
Dispomos de serviços de apoio especializado no tratamento da documentação e domiciliação de reformas em Portugal; transferências dos fundos da Caixa de Pensões através do nosso Serviço de Transferências Rápidas para Portugal, através do código QR, de uma forma simples e rápida, com taxas de câmbio atrativas; para quem não domina a língua francesa, italiana ou alemã, facilitamos todo este trabalho burocrático com os vários parceiros que temos na região.
Trabalha na Suíça? Há quantos anos vive no país?
Sim. Vivo na Suíça há 30 anos, em Wollishofen, junto ao lago de Zurique. Frequentei o curso de Gestão bancária em Genebra e de Estudos Europeus na Universidade de Lisboa.
Ígor Lopes