Adélio Amaro
Diretor Interino
Portugal e toda a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo recebeu, no passado dia 10 de setembro, a triste notícia do falecimento, aos 81 anos de idade, do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, vítima de insuficiência respiratória.
Marcou Portugal com a sua imensa e intensa atividade política, sendo de destacar a sua ação como Presidente da República entre 1996 e 2006, sucedendo a Mário Soares. Entre mais nobres e variadas funções foi, por exemplo, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995), Secretário de Estado da Cooperação Externa (1975), sendo Melo Antunes (1933-1999) o ministro dos Negócios Estrangeiros, membro da Comissão Europeia para os Direitos Humanos (1979-1984), enviado especial para a luta contra a tuberculose após nomeação do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (2006) e no ano seguinte foi nomeado alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
E, entre as mais diversas iniciativas, como Presidente da República, é de destacar a sua intervenção ativa na independência de Timor-Leste.
Das muitas Homenagens e Condecorações são de salientar as seguintes: Doutoramentos “honoris causa” pela Universidade de Aveiro (1999), Universidade de Coimbra (2010), Universidade de Lisboa (2010), Universidade do Porto (2015); Prémio Nelson Mandela (2015); Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (1983); Grande-Colar da Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torres e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal (2006); Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal (2006); Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (2018) e 44 Condecorações de Ordens Estrangeiras de 33 países dos vários continentes do mundo.
Desaparece o homem, fica o seu grande legado que a história continuará a considerar e a promover. O Gazeta Lusófona apresenta as mais sentidas condolências a toda a sua família.
Mariana Prévost-Murie, elemento da fundação da Câmara do Comércio, de Indústria e de Serviços da Suíça (CCISSP), com sede em Genebra, e presidente há cinco anos, tem como objetivo promover a integração comercial entre Portugal e Suíça. Neste sentido, através de uma grande entrevista do jornalista Igor Lopes, em exclusivo para o jornal Gazeta Lusófona, fomos saber as intenções e as atividades da CCISSP, assim como a conexão com as autoridades dos dois países, entre outras entidades, não esquecendo os benefícios e que direitos têm os associados desta Câmara de Comércio.
Entre as mais variadas informações, notícias e reportagens que o Gazeta Lusófona apresenta, com algumas novidades a partir da próxima edição, é de salientar a parceria que este jornal estabeleceu com Académie des Lettres er Arts Luso-Suisse (ALALS) e a editora Rede Sem Fronteiras, no intercâmbio luso-suíço através da participação de mais de 100 autores de Língua Portuguesa que se uniram numa Antologia que teve o seu pré-lançamento no passado dia 12 de setembro na 91.ª Feira do Livro de Lisboa.