“Abolição, Independência e Literatura” serão os temas centrais das mesas, painéis e debates da 10ª edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, a realizar-se entre os dias 11 e 15 de maio. Em formato híbrido, as transmissões do Fliaraxá vão acontecer de forma descentralizada, em diversos lugares desta cidade brasileira: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, praças e escolas de bairros periféricos.
“A criatividade vai estar em alta no formato híbrido do Festival. Respeitando protocolos sanitários, autores estarão presentes, em alguns locais, com audiência reduzida; em outros, autores farão diretos, sem a presença do público; e, em outros, acontecerá apenas a transmissão digital, sempre pelas redes do @Fliaraxa. Tudo gratuito, sem cobrança de ingresso nem taxas para assistir nas plataformas, como o Youtube, Facebook e Instagram. O evento também contará com programação infantil, prémio de redação, exposição artística e uma novidade: uma imensa livraria com espaço gastronómico”, garantem os seus organizadores.
Este evento conta com o apoio do Ministério do Turismo do Brasil e da CBMM, além de outras marcas que vão proporcionar que pessoas em todo o mundo, incluindo a Suíça, possam assistir ao evento.
Na curadoria, junta-se a Afonso Borges, responsável pelo projeto e criador do Fliaraxá, o escritor e jornalista Tom Farias, notável pelo seu trabalho como biógrafo de Carolina Maria de Jesus.
O Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. A nona edição do Fliaraxá, em 2020, devido à pandemia, aconteceu em formato virtual/digital/híbrida, permanecendo com programação 24 horas no ar, totalizando 101 horas de transmissão contínua. O público, desta vez, foi contabilizado pelo número de alcance nas redes, registando 6.294.763 de visualizações do conteúdo exibido no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, canais oficiais de divulgação e de exibição do Festival. No site do evento, 22.556 usuários foram alcançados, num total de 58.178 visualizações do conteúdo disponível.
O 10º Fliaraxá terá transmissão em tempo real pelas plataformas do Festival no Youtube e no Facebook: @fliaraxa.
Ígor Lopes