Essa entidade, responsável pela apuração dos dados, sublinha que os resultados são fruto de um inquérito realizado a cerca de 3.500 portugueses sobre a qualidade de vida nas cidades em Portugal. Os habitantes das quatro cidades mencionadas acima são os que se encontram mais “satisfeitos” com o local onde vivem.
Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades.
Mais uma vez, Viseu no topo da lista
Não foi esta a primeira vez que Viseu liderou a lista elaborada pela DECO Proteste. A cidade vem, há alguns anos, apresentando resultados bastantes positivos em termos de qualidade de vida em Portugal. Mas o que torna Viseu especial?
“Os viseenses estão de parabéns porque foram galardoados de novo em várias áreas, como a saúde, a mobilidade, o ambien-te, a segurança e a educação. São áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade moderna, uma sociedade que exige da administração pública altos padrões na nossa atuação. (…) O investimento que temos feito nestas áreas, em que a segurança é fundamental, a educação inclusiva, os transportes, a energia e, sobretudo, o meio-ambiente é também fundamental para a nossa qualidade de vida”, defendeu João Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Leiria conquista o segundo lugar
A conhecida e aprazível cidade de Leiria conquistou o segundo na lista. Descubra que características fizeram Leiria alcançar essa marca.
“Estamos no coração do país, a meio caminho entre Lisboa e o Porto, numa cidade com muita indústria, com muito emprego, um sistema de saúde de excelente qualidade, escolas ótimas, um património muito rico e muita oferta cultural. Temos uma gastronomia excelente e, o mais importante, o povo leiriense é extremamente amigável e acolhedor. Somos, por isso, um povo muito dinâmico, solidário e empreendedor. Somos uma das cidades candidatas a ser capital europeia da Cultura em 2027, somos também candidatos a ser cidade europeia do desporto em 2022”, comentou Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Braga
no “top” três
A cidade de Braga, que tem alcançado muito reconhecimento nacional e internacional nos últimos anos, está em terceiro lugar na lista. Mas que critérios obedeceu esta cidade?
“Ao longo dos últimos anos, Braga tem conquistado vários reconhecimentos em função da sua qualidade de vida, inclusive por parte da União Europeia, o que a posicionou entre as cidades com mais qualidade de vida. Essa qualidade de vida reflete-se no nosso dia a dia em todas as áreas de intervenção. No acesso às muitas condições, às infraestruturas de saúde, na educação, nas áreas de lazer, na dinâmica cultural, acesso aos bens essenciais por parte dos cidadãos e, naturalmente, que isso tem servido para não só fixar muita população em Braga, sobretudo a população jovem”, explicou Ricardo Rio, presidente da autarquia de Braga.
Viana do Castelo no quarto lugar nacional
A cidade de Viana do Castelo, famosa pela realização da tradicional Festa de Nossa Senhora da Agonia, conhecida por ser a Romaria das Romarias, ficou em quarto lugar na lista apresentada pela entidade de defesa do consumidor. Saiba porque nas palavras da edilida-de local.
“As principais razões dessa classificação realizada por uma entidade independente são, em primeiro lugar, a segurança, pois Viana é Considerada uma das cidades mais seguras do país; em segundo lugar, a limpeza e a higiene urbana, depois tivemos também uma boa avaliação em relação ao património cultual e ao património construído. Viana do Castelo integra-se num conjunto de cidades que têm já sido reconhecidas mesmo a nível internacional a bem pouco tempo. Temos vindo a ser referenciados como cidade, pela sua afirmação cultural, dentre muitos outros aspetos”, destacou José Maria Costa, presidente da Câmara Munici-pal de Viana do Castelo.
Um convite!
Diante das características apontadas, fica, da parte do Gazeta Lusófona, o convite para conhecer essas cidades portuguesas, onde se pode realizar uma boa visita e, eventualmente, viver, estudar e investir.