› Paulo Gomes*
› Lurdes Gonçalves**
No dia 25 de maio, a AGRAPS.ch (Associação dos Graduados Portugueses na Suíça) organizou uma visita ao CERN, seguida de jantar convívio.
Este evento teve o apoio da FEUPLink (comunidade dos alumni da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), e teve o patrocínio de: Nova Delta Suisse, Bom Gosto e Santander.
Contámos com a presença do Senhor Cônsul-Geral de Zurique (Gonçalo Motta) e de uma delegação da FEUP, encabeçada pelo seu Diretor (Prof. Rui Calçada).
Os mais de 60 participantes vieram maioritariamente de Genebra, Zurique, Basileia, Portugal e Berna, para além de Argau, Vaud, Zug, Fribourg, Nidwalden e Lucerna.
Da comunidade FEUP, havia 18 participantes.
Membros da AGRAPS eram 17, além de 47 não-membros que esperemos venham a aderir em breve!
O evento contou com 11 palestrantes e guias portugueses do CERN, que dinamizaram a visita das14:00 até às 18:30.
Começámos com as boas-vindas do Presidente da AGRAPS, no IdeaSquare – o espaço dedicado à inovação e colaboração entre estudantes e cientistas do CERN.
Seguiram-se breves introduções à AGRAPS, FEUPLink e IdeaSquare.
Depois foi apresentado o CERN e vários projetos atuais em: transferência de tecnologia, inteligência artificial, e computação sustentável.
Finalmente, a FEUP foi apresentada pelo seu Diretor.
A pausa para o café, patrocinada pela Delta, foi um momento descontraído mas de intensa interação.
O Science Gateway foi o primeiro ponto de visita, onde pudemos aprender e interagir com as exposições: acelerar, colidir, universo, artes e mundo quântico.
Prosseguimos para o primeiro acelerador do CERN, o Synchro Cyclotron, construído em 1954, que funcionou durante 33 anos até ser substituído por outros mais modernos e potentes.
O ponto de visita seguinte foi a Antimatter Factory, onde se estudam as propriedades de partículas elementares e átomos de antimatéria.
Às 18:30 dirigimo-nos para o Restaurante Bois Joly, junto à tele-cabine no sopé do Jura, com uma vista magnífica sobre a região de Genebra.
O jantar foi ocasião para um agradável convívio, proporcionando trocas de experiências e contatos, assim como planos para futuros encontros ou colaborações.
A fechar tivemos pastéis de nata oferecidos pelo Bom Gosto e vinho do Porto oferecido pelo Santander.
A AGRAPS foi criada em 2020, durante a pandemia, e tem vindo a incrementar as suas atividades durante 2023 e 2024.
Tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências pessoais e profissionais, entre os graduados portugueses a viver ou trabalhar na Suíça.
Ambiciona igualmente estreitar laços com os meios académico, científico, industrial, cultural e governamental, em Portugal e na Suíça, promovendo a cooperação bilateral, bem como interagir com a comunidade portuguesa local.
Tem organizado:
– encontros entre graduados, com visitas, palestras e jantares de convívio;
– experiências e demonstrações científicas para alunos do Ensino Português na Suíça.
Pretende ainda:
– fomentar a Literacia Científica, junto dos jovens e da comunidade portuguesa local;
– intervir no âmbito da Diplomacia Científica, posicionando-se como parceiro estratégico do Governo Português e Instituições nacionais de Ciência e Tecnologia
A AGRAPS está já a preparar novos encontros em Zurique e Basileia.
Inscrevam-se como membros em https://agraps.ch/ e estejam atentos!
ALGUNS COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES:
O encontro foi uma oportunidade única de interação com esta dinâmica comunidade Portuguesa. Parabéns à organização e à AGRAPS por esta iniciativa. Espero vê-los em breve e desenvolver iniciativas conjuntas que promovam a FEUP e Portugal.
Pedro Diniz, FEUP
Não tenho trabalhado em português desde que estive no CERN em 1995. Fiquei admirada como puderam apresentar temas tão técnicos em português. Não sei se o conseguiria fazer com facilidade. Obrigada pela organização.
Lucinda Monteiro, antiga Estagiária CERN-ADI
A visita foi muito estimulante e entusiasmante, sobretudo para os amantes de Ciência, Tecnologia e Física de Partículas. É espantoso podermos ver in loco como funcionam as máquinas em uso no CERN. Por último, recomendo esta visita a todos os alunos do Ensino Secundário, como forma de gerar entusiasmo por estes importantes assuntos e promover o interesse por uma carreira científica internacional.
Gonçalo Motta,
Cônsul-Geral de Portugal em Zurique
Adorei participar neste evento. Foi uma oportunidade excelente para conhecer o trabalho desenvolvido no CERN pelos Alumni FEUP. Além disso, deu-me a chance de conhecer as instalações e o recentemente inaugurado Science Gateway. No final do dia, o jantar de networking foi a cereja no topo do bolo, com tempo para conversar com a comunidade e discutir novas ideias e próximos encontros. Excelente iniciativa, a repetir sem dúvida!
Joana Guedes Pinto, Alumni Relations
& Community Manager na FEUP
Este evento foi uma experiência memorável e enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal.
A presença da comunidade FEUP demonstra o nosso compromisso em fomentar a ligação e a colaboração entre a comunidade académica e os nossos Alumni.
No inspirador espaço IdeaSquare fomos calorosamente recebidos. Seguiram-se apresentações institucionais que destacaram a importância da inovação e da colaboração internacional. Foi também uma honra apresentar a nossa Faculdade e partilhar os nossos projetos e ambições.
Este evento reforçou a nossa missão de promover a excelência académica e a inovação, bem como de estreitar laços com a comunidade científica global. Acredito que experiências como esta são fundamentais para inspirar as futuras gerações de engenheiros e cientistas, motivando-os a perseguir o conhecimento e a inovação sem fronteiras.
Agradeço a todos os que tornaram esta visita possível e espero que esta seja apenas a primeira de muitas colaborações frutíferas entre a FEUP, a AGRAPS, e o CERN. Continuaremos a trabalhar juntos para alcançar novos patamares de conhecimento e progresso.
Rui Calçada, Diretor da FEUP
Pessoalmente foi um prazer enorme receber a delegação da FEUP no CERN. Como Europeu “nascido e criado no Porto” e formado na Faculdade de Engenharia, espero que este encontro seja o primeiro de muitos, que possibilitem colaborações cientificas e tecnológicas com impacto entre a FEUP e o CERN.
João Fernandes, CERN
Foi fantástico ter a oportunidade de visitar e de conhecer o CERN, acompanhado pelos comentários e pelas histórias dos nossos guias. Uma experiência que nos mostrou o quão interessante é o mundo da física de partículas e a importância que o estudo destes elementos tem para o conhecimento daquilo que nos rodeia e para o desenvolvimento científico e tecnológico. Foi também com muito gosto que partilhamos o jantar entre membros da AGRAPS, da FEUP e do CERN, o que proporcionou
um momento bastante interessante de partilha de experiências e de contatos.
Rui Barroso, Friburgo
Este evento foi uma imersão fascinante no universo da ciência e da inovação, onde cada palestra e cada explicação foram como portais para o desconhecido, alimentando a curiosidade, despertando o interesse e inspirando-nos a explorar os limites do conhecimento humano.
Yvonne Ribeiro, Genebra
* Presidente AGRAPS
** Comunicação AGRAPS