› Adélio Amaro
As “V Jornadas EPE – Suíça” – Ensino Português no Estrangeiro – vão acontecer nos dias 1 e 2 de setembro de 2023, na Haute École Pédagogique (HEP), Bejune, em Biel/Bienne, com o temática “Retrospetiva e linhas de fugas”.
No dia 1, a receção aos participantes terá lugar entre as 8:30 e as 9 horas, seguindo-se a sessão de abertura com a presença do Embaixador de Portugal na Suíça, os Cônsules de Zurique e Genebra, o vogal do Camões I. P., a responsável HEP-BEJUNE e a comissão organizadora.
Por volta das 9h30 será a conferência com Nazaré Torrão (Cátedra Lídia Jorge, Universidade de Genebra) com o tema “Emigração: Vivências e conceitos”.
A segunda parte da manhã será preenchida com uma mesa-redonda para a qual já está confirmada a presença de Liliana Azevedo, do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), que abordará a temática “EPE em perspetiva: que futuro?”. A segunda intervenção será assumida por Joaquim Ramos, do Camões, I. P., sendo a moderação assumida pela equipa do projeto “Cidadania ParticipAtiva” do CEPE Suíça.
A tarde contará com três oficinas de trabalho com os seguintes temas: “A voz: importância da voz na docência e cuidados a ter”, com João Tiago Santos (Regente do Coro da Igreja Reformada de Lucerna); “O movimento: a sua importância na sala de aula”, com Cláudio Arraias (Mestre em Ciência do Desporto e docente da CEPE Suíça) e “O pensamento: a neurologia e a aprendizagem”, com coordenação de Filipa Bastos (Neuropediatra e membro da Associação de Médicos Luso-Suíços).
O primeiro dia das Jornadas encerrará com um jantar de convívio.
No segundo e último dia das “V Jornadas EPE”, a conferência, pelas 9 horas, será assumida por Carmen Parafita-Couto e Cristina Flores (online), com a moderação de Joana Serafim (Cátedra Carlos de Oliveira, Universidade de Zurique). Entre as 11 e as 12 horas os docentes da CEPE Suíça analisarão os planos curriculares Suíça, nomeadamente: Lehrplan 21; PER e Piano di studio.
Após o almoço serão apresentados os resultados dos três grupos de trabalho, seguindo-se a mesa-redonda com Isabel Margarida Duarte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Mónica Bastos (CEPE Luxemburgo, Camões, I. P.) que discutirão o tema “Educação plurilingue e intercultural” e com moderação da equipa do projeto “Mehrsprachige Bildungsräume” do CEPE Suíça.
O encerramento das Jornadas contará com vários apontamentos, entre os quais a apresentação de um Mural construído pelos participantes ao longo dos dois dias, apresentação de um livro e um apontamento artístico.