Sandra Carla Teixeira Mesquita Weber, tem 44 anos de idade, é natural de Celorico de Basto, Portugal, mas vive na Suíça há 16 anos, em Stein, no cantão de Aargau. É casada há 12 anos, mora com o marido e com os dois filhos.
É terapeuta da área do Reiki e lançou, recentemente, o livro “Memórias de Uma Alma”, pelas Edições Mahatma.
Conversamos com esta autora e terapeuta sobre a sua vida na Suíça, os seus trabalhos e o estilo de vida que leva fora de Portugal.
Com o que trabalha na Suíça?
Sou terapeuta de Reiki, tenho um consultório desde o ano de 2008. Há algum tempo, dedico-me também à escrita.
Qual a temática do seu livro e os seus objetivos?
O tema principal do livro é a espiritualidade. O livro fala da morte, ou da forma como se deveria encarar a morte, bem como a possibilidade da existência de uma outra vida, antes e depois da morte. O livro tem um objetivo terapêutico, dado que relato casos reais de consultório, onde prevalece a importância do perdão e do amor em qualquer situação da vida. Dada a minha vertente terapêutica, em todo o percurso do livro levo a história a ser percebida através de explicações em vidas passadas, uma vez que um problema nunca se resolve se não encontrarmos a origem do mesmo. Por último, através de uma história de amor, demonstro a importância do amor e respeito em qualquer relação.
Foi o seu primeiro livro?
Sim, foi o meu primeiro livro.
O que a motivou a escrever?
A escrita sempre foi algo que me fascinou. Acredito que poder ensinar o pouco que sei, ou poder explicar através da minha vivência que para tudo na vida há uma solução, seja benéfico para quem lê. Mas, o verdadeiro motivo deste livro foi a morte repentina da minha mãe e o buraco em que caí depois desse acontecimento. Embrulhada na dor, quase me esquecia de todos os ensinamentos que até então havia aprendido. Este livro foi a forma terapêutica que descobri para a minha própria cura, o que espero que também sirva para as outras pessoas que estejam em sofrimento.
Onde lançou?
O livro foi lançado em Valongo, Portugal, no dia 30 de outubro de 2021, e em dezembro na Fnac da Madeira. Posteriormente, em três cidades da Suíça. O livro também está editado no Brasil e, no final deste mês, sairá a edição em alemão. Em Portugal, o livro já vai na segunda edição.
Qual é a sua ligação à Suíça?
Quando vim para a Suíça, vim com a ideia de sair um pouco da vida agitada que vivia em Portugal. Mas a verdade é que me apaixonei por este país e cá fiquei. A minha ligação à Suíça passou de uma ligação energética (é um país onde a minha energia encaixa e eu me sinto muito bem) a ser o meu segundo país a partir do momento em que criei raízes, com a chegada dos meus filhos.
Como vê o país?
É um país organizado, tranquilo e cívico. Com regras e segurança.
Convive com a comunidade portuguesa?
Sim, tenho muitos pacientes portugueses e convivo, dentro das possibilidades, nos eventos a que sou convidada. Desde que lancei o livro, o número de portugueses na minha vida vem aumentando, o que me deixa muito feliz.
Onde se pode comprar o livro?
Aqui na Suíça, o livro terá de ser comprado diretamente comigo. Em Portugal, está à venda na Fnac ou nos sites, da Editora Mahatma, da Fnac, da Bertrand, da Wook, da Worten, ou no meu site. Em Portugal, o livro custa 20 euros. Na Suíça, 25 francos.
Que mensagem deixa para quem ainda não conhece os seus trabalhos?
Para quem não conhece o meu trabalho, convido-os a fazerem uma viagem inesquecível através do mundo espiritual, que é a fonte que apaga qualquer tipo de sede. Tanto no meu livro como no trabalho em consultório, eu tento que as pessoas entendam que o corpo nada é sem uma ligação saudável ao espírito.
Que ações desempenha na Suíça?
Além de estar sempre disponível no meu trabalho, sempre que necessário, participo de ações beneficentes (movimento várias pessoas no âmbito da ajuda ao próximo e sou sempre acompanhada). Particularmente, sempre tenho a necessidade de fazer um ou outro trabalho gratuito, mas de preferência em silêncio.
Gosta da Suíça?
Adoro a Suíça e gosto mesmo de viver aqui. Não fosse a família estar em Portugal, não poria em questão regressar.
Pensa viver em Portugal?
Sim. Como quase todo o emigrante, acho eu, faço planos de voltar para Portugal. Quero aproveitar a minha família e sinto falta da inspiração do mar para escrever.
Fale sobre o seu trabalho no campo da escrita e como terapeuta?
Escrever para mim é uma bênção, é uma terapia, é luz na escuridão. Sinto que ponho amor nas palavras e pretendo com a minha escrita passar esperança e luz para quem sinta dificuldade em vê-la. A fé é algo que se perde com facilidade e eu sou feliz a encorajar as pessoas, diariamente, no momento certo com as palavras certas. O Reiki, como está descrito no livro, modificou a minha vida por completo e é isso que eu pretendo fazer com todas as almas que cheguem até mim. A escrita em nada é diferente, para mim. A única diferença é que chega mais rápido onde eu sozinha nunca conseguiria. O dia em que eu não tiver mais nada a dizer ou fazer ao próximo, já não precisarei de cá estar.
Quem é Sandra Weber?
Sandra Carla Teixeira Mesquita Weber nasceu a 9 de setembro de 1977, em Celorico de Basto, no Norte de Portugal. Estudou nesta localidade e mais tarde no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, onde concluiu o ensino secundário em Letras/Humanidades. Foi promotora e coordenadora na área da distribuição livreira onde desenvolveu o gosto pelos livros e pela leitura. As terapias complementares surgiram na sua vida numa época de mudança, e permaneceram até hoje. É terapeuta e mestre de Reiki há mais de 15 anos, na Suíça, onde vive desde 2005. Tem formação em Hipnose e Astrologia. É casada e divide o seu tempo entre os filhos, a leitura, a escrita e quem a procura desde os mais diversos países. O gosto pela escrita nasceu com ela e pretende que a acompanhe até ao final da sua jornada.
Ígor Lopes