Como o Gazeta Lusófona noticiou na edição de maio Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, será o convidado do próximo encontro “Portugal em Movimento” que terá lugar no dia 29 de junho, em Zurique, no Hotel Park Hyatt Zürich, pelas 17 horas.
No próximo encontro do “Portugal em Movimenro” (PM), Luís Portela abordará o tema “Bial – uma história de investimento em investigação” e contará com a participação do Embaixador de Portugal, Júlio Vilela, entre outras entidades portuguesas em funções na Suíça, assim como portugueses de referência nas diversas áreas.
Os interessados em participar nesta conferência podem solicitar informações através do e-mail eventos@pem-pt.com ou na página na internet: https://www.pem-pt.com/
Este é um evento que conta com a colaboração da Delta Cafés – Grupo Nabeiro e do Gazeta Lusófona e será presenteado com um momento musical da responsabilidade dos prestigiados músicos Beatriz Patrocínio, soprano, Joel Cardoso, clarinetista e a pianista Ava Passos. Recordamos que Beatriz Patrocínio conquistou o Prémio Music Series Festivals 2024, 1.º Prémio de Canto, nível superior, no Prémio Jovens Músicos 2024. Joel Cardoso, músico premiado, recentemente entrou para a Backun Musical Services.
Parte do valor angariado do jantar deste evento reverterá para a associação “Ajuda de Berço”.
Para Manuel Santiago e Ricardo Morgado, responsáveis pelo PM, este género de encontros tem como missão “dar voz ao talento e ao sucesso português”. O objetivo, ao dar vida a este fórum, “é promover encontros regulares, para discutir, identificar, partilhar, promover e potenciar os casos de sucesso na nossa comunidade radicada na Suíça”, por isso os coordenadores do PM entendem que com “este modelo de networking, em cada encontro teremos um convidado que abordará um tema específico. Procuramos trazer para este fórum temas diferenciados, como económicos, desportivos, políticos, científicos e culturais, que num determinado momento suscitem o interesse geral do grupo”, afirmaram Manuel Santiago e Ricardo Morgado.
Luís Portela é licenciado em Medicina. Exerceu atividade clínica e docente universitária nos primeiros anos da sua carreira. Dedicou-se à Bial, na qual foi CEO (1979-2011), chairman (2011-2021) e, atualmente é o presidente. Foi presidente do Health Cluster Portugal (2008-2017), presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2013), vice-presidente da Fundação de Serralves (2001-2008) e membro da Direção da Cotec (2006-2012). É autor de vários livros, diversas vezes condecorado, é Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Adélio Amaro