As cerimónias de apresentação da obra decorreram na Casa dos Açores do Rio de Janeiro (13 e 14 de outubro), na Casa dos Açores de São Paulo (15), na Casa de Portugal de São Paulo (16) e no espaço Labbing Santa Lúcia Coworking (21), em Belo Horizonte, com o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais.
O autor convidou nomes de vulto da comunidade portuguesa no Brasil para falar sobre a obra, como a fadista Maria Alcina, o cônsul-adjunto de Portugal no Rio de Janeiro, João de Deus, o deputado eleito pelo círculo “Fora da Europa”, Paulo Porto, e o presidente-executivo da Câmara Portuguesa de Minas, Carlos Lopes.
No Rio de Janeiro, o dia 14 ficou marcado pela presença de autoridades vindas de Portugal, como a Secretária de Estados das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, além do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Deputado Eleito pelo círculo “Fora da Europa”, Paulo Porto, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luís Gaspar da Silva, e o Cônsul-Adjunto de Portugal no Rio, João de Deus, bem como outras autoridades brasileiras, como a vereadora Teresa Bergher, o Secretário de Relações Internacionais de Macaé, Alexandre Cruz, presidentes de movimentos associativos portugueses, o presidente do Real Gabinete Português de Leitura do Rio, Francisco Gomes da Costa, e empresários portugueses e luso-brasileiros. Nas demais cidades, houve representação da diplomacia portuguesa nos eventos e de Manuel Magno, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.
“Estou muito feliz por ver o meu trabalho ser reconhecido e ter a aceitação do público. A literatura proporciona esse encontro, essa troca. Além dos meus trabalhos jornalísticos e das sinergias que proponho criar em torno da ligação Brasil-Portugal, é preciso avançar com novos projetos que mostrem que a luso-brasilidade está viva e recomenda-se”, disse Ígor Lopes, que aproveitou para agradecer o apoio recebido do público, as diversas mensagens de incentivo e o apoio logístico das Casas dos Açores do Rio e de São Paulo, da Casa de Portugal de São Paulo, da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais, da Galtur, da Agência Incomparáveis, da Mutualista Covilhanense, da Câmara de Comércio da Região das Beiras, da Casa do Minho do Rio de Janeiro e da Obra Portuguesa de Assistência no Rio, entre outros.