O futebol é um dos desportos que mais consegue unir e mobilizar grupos, de todas as nacionalidades, idades e etnias.
É esta também uma das propostas do Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel, que proporciona, através do “desporto rei”, um encontro entre nações na Suíça, incluindo, claro, portugueses, cidadãos locais e membros da comunidade lusófona, em torno do “bom nome de Portugal”, mas também com o intuito de auxiliar na prática desportiva e na integração da comunidade falante de língua portuguesa, e não só.
O Gazeta Lusófona entrevistou Nuno Santos, de 34 anos de idade, responsável pela área do Futebol, e António Santos, de 46 anos, membro da Direção, ambos atuantes nas atividades e no destino do Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel.
Esta Associação foi fundada por um grupo de amigos em torno do Sr. Fortunas (Sr. Verde, Sr. Celeiro, Sr. Lopes, Sr. Da Silva, Sr. Marinho, Sr. Moura, Sr. Alves, Sr. Cascais, etc.) no dia primeiro de novembro de 1991, em Basel.
Dentre os objetivos da Associação, com fins ideais e não lucrativos, estão: “cultivar os valores morais e espirituais relativos a Portugal e à Suíça e contribuir para um bom entendimento entre portugueses, suíços e pessoas de outras nacionalidades; manter o bom nome de Portugal e dos portugueses e trabalhar para um melhor conhecimento na Suíça; promover a convivência entre os seus membros através da organização de eventos, encontros e reuniões, e facilitar atividades culturais; promover a prática do futebol e o cultivo da camaradagem e do convívio”.
O clube está localizado em Hammerstrasse 149, 4057 Basel, onde é “cultuada” também, aos fins de semana, a “deliciosa gastronomia portuguesa”, e onde são organizadas festas para sócios e não sócios, torneios de Sueca, lotos e outras festividades como no Natal e o dia de S. Martinho.
Estes dois responsáveis contam que o Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel aposta, atualmente, apenas no futebol. Existem duas equipas na liga regional do Noroeste da Suíça e uma equipa de Sub-8 (grupo etário 2016/2017/2018) a iniciar a época, “mas gostaríamos de criar mais equipas de juvenis para assegurar o futuro”.
Integram o clube jogadores de vários países lusófonos, como Angola, Cabo Verde, Brasil, etc., mas também já fizeram parte do clube jogadores dos Balcãs, do Leste, de Itália, de Espanha e, claro, da Suíça.
Hoje, o Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel, que conta com estrutura própria, compete nas 4ª e 5ª ligas regionais e na Taça de Basileia.
“O nosso maior sucesso foi a promoção à terceira liga, que pretendemos voltar a alcançar este ano. No entanto, há anos que andamos na 4ª divisão, o que é uma pena, tendo em conta os muitos bons jogadores lusófonos da região, pois poderíamos jogar noutras ligas regionais. Tal como outras equipas estrangeiras da região”, mencionaram Nuno e António, que explicaram que o intuito do Grupo Desportivo é “reunir todos os portugueses e as pessoas que não têm nacionalidade portuguesa, mas que estão ligadas a Portugal por laços familiares ou por outras razões, que residem no cantão de Basileia ou noutro cantão vizinho e também aqueles que residem algures na Suíça ou nos países vizinhos”.
À nossa reportagem, Nuno e António afirmaram que o futebol tem contribuído para a integração dos jovens portugueses na Suíça, já que “envergam o escudo português ao peito com muito orgulho, como símbolo dos pais e antepassados que vieram para a Suíça para lhes dar uma vida melhor. Também ajuda para que os jovens lusófonos de toda a região não esqueçam as suas raízes e origens, se integrem e também melhorem os seus conhecimentos da língua portuguesa”.
Em relação à prática desse desporto na Suíça, estes responsáveis elucidam que o Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel não tem qualquer apoio por parte das autoridades suíças ou portuguesas.
“Financiamos as nossas equipas de futebol com patrocínios e quotizações dos jogadores, e o clube financia-se a si próprio com as festas e as quotas dos sócios para podermos continuar a funcionar como tal. Caso contrário, seria mais um clube da região a fechar as portas”, resumiu.
Eventos culturais
Em junho, teve lugar a Festa de Verão 2024, promovida pelo Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basel em Schulhaus Gartenhof, Allschwil. O evento contou com dois dias de realização, 22 e 23 de junho, e teve em palco atrações como o grupo JackPot, o cantor Leandro e o grupo D.N.A., entre outros.
“Esperávamos mais. Não são todos os dias que um cantor como Leandro atua na Suíça. No entanto, tentamos organizar um grande evento. Tentamos todos os anos melhorar. O que, claro, só pode ser feito se conseguirmos encher a sala e proporcionar uma festa inesquecível para os nossos associados. Já tivemos melhores festas, com a presença de Tony Carreira, José Malhoa, etc., quando ainda havia menos emigração portuguesa na região de Basileia. Apesar de hoje existirem mais emigrantes portugueses, cada vez menos pessoas se identificam com os clubes portugueses, o que é uma pena! Somos apenas cinco membros na Direção e nas festas são alguns jogadores, familiares e amigos que nos ajudam a organizar”, lamentaram Nuno e António.
Sobre o futuro, estes dois responsáveis afirmam que esperam poder “formar mais equipas juniores e oferecer aos nossos sócios e à comunidade lusófona festividades inesquecíveis nos próximos anos”.
Ígor Lopes