› Maria dos Santos
Enquanto dois amigos pedalavam pelas estradas suíças, as boas ideias juntaram-se aos neurónios. Conversa puxa conversa, ao sabor do ar fresco, surgiu a ideia de no dia 3 Dezembro 2022 reunir os amigos e pedalar trajados de Pai Natal.
Abel, Francisco, Paulo, João e César puseram então a ideia a circular. Foi muito bem recebida e muito rapidamente o grupo deu asas a este projecto.
E assim foi, ponto de encontro em Altstetten em direção a Zurique. O grupo composto por 25 elementos partiu para os 15 kms de pura adrenalina. Para além da excelente boa disposição, havia música alusiva ao Natal, muitas bananas, vinho do Porto, tangerinas amendoins, caramelos e chocolates. À medida que íamos avançando, foram as crianças que mais desfrutaram de tantos Pais Natal. No entanto, quando parávamos nos semáforos a maioria dos condutores abriam a janela para poderem receber uma guloseima. Atitude que nos deixou de coração cheio. Muitos telemóveis gravaram a nossa passagem. Recebemos aplausos, bonitas palavras, mas o mais reconfortante foi ver os olhos de todos a sorrirem. Sem dúvida, minutos inesquecíveis. Por breves momentos fizemos com que a população que conosco se cruzou esquecesse as tragédias do mundo, as infelicidades pessoais os mesmo um amargo desgosto. Ver a felicidade dos outros chegou para reforçar a ideia que este tipo de eventos deve ser repetido. Não precisamos de nos inscrever, só precisamos de motivar mais ciclistas, mais amigos e em massa aderir com aqueles que têm a ideia de pôr a funcionar um projecto desta natureza. As redes sociais são hoje em dia a melhor forma de divulgação, por isso esteja atento, que no decorrer deste ano, quiçá, a dupla de moda, Abel /Francisco, tenha ainda alguma ideia… um passeio de Páscoa, vestidos de coelhinhos… com esta dupla, meus amigos, tudo é possível.
Aceitamos no grupo, outras nacionalidades, isto não é um evento apenas e só destinado aos portugueses. É suficiente que tenha bicicleta, um traje de Pai Natal, boa disposição e vontade em divertir-se e divertir os outros, principalmente as crianças.
Este grupo de ciclistas têm as suas raízes no Norte de Portugal, pelo que não descuraram em olocar em prática a famosa tradição do Bananeiro. Esta tradição consiste em beber o Moscatel e comer bananas, acompanhado de boas concertinas e cantares do nosso cancioneiro popular. O Francisco neste primeiro percurso de Pais Natal em Bicicleta foi quem marcou a tradição: na sua bicicleta levava 33 bananas, que fizeram a delícia de quem as comeu e 3 garrafas de vinho do Porto. Mas, esta deliciosa iguaria, foi já posta em prática, no parque de estacionamento, ponto de encontro e chegada, em Altstetten e onde depois cada um regressou a casa com o sentimento de missão cumprida, deixando na cabeça dos mais inocentes a ideia de que os Pais Natal existem. Tenho também que agradecer à esposa do Abel, que nos esperava com docerias e que aconchegaram os estômago, pelo frio que se fazia sentir e pelos percurso pedalado.
Dezembro de 2023 há com certeza, mais um passeio cheio de tradição, muita alegria e boa disposição.