O Museu Municipal de Arte Moderna de Ascona, em colaboração com a Fundação Monte Verità, promoveu uma noite literária dedicada ao escritor português Afonso Cruz, um dos autores mais singulares e marcantes do panorama literário nacional.
A sessão realizou-se no passado dia 29 de agosto, sexta-feira, no Auditório de Monte Verità, e contou com a moderação de Rute Vinâncio. Esta iniciativa insere-se num conjunto de atividades paralelas à exposição de Joana Vasconcelos, patente até 12 de outubro, que assinalam o centenário da Conferência de Paz de Locarno.
Na abertura da noite literária, o Cônsul Geral de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta, descreveu o escritor como um “criador de mundos,” e a ocasião como “uma oportunidade rara de diálogo entre culturas, entre línguas, entre sensibilidades.” O diplomata sublinhou ainda a relevância do encontro para a comunidade portuguesa residente na região, reiterando que “momentos como este reconhecem a nossa identidade e reforçam os laços com a nossa herança cultural e oferecem novas formas de diálogo com a sociedade que nos acolhe.”
Autor premiado e multifacetado, Afonso Cruz tem uma obra vasta que mescla romance, ensaio, teatro, literatura infantil, ilustração e até música. A diversidade da sua produção literária e artística tem-lhe trazido reconhecimento dentro e fora do país, bem como consolidado o seu papel como referência da cultura contemporânea portuguesa.