Pela segunda vez consecutiva e fruto de um acordo de cooperação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Federação Iberoamericana de Luso Descendentes, esta Fundação oferece na sua totalidade o valor pecuniário para a aquisição de uma centena de cabazes de Natal a serem distribuídos na época de Natal que se aproxima a “passos largos” a famílias portuguesas e lusodescendentes a residir na Venezuela.
Um apoio muito especial neste tempo de grande dificuldade acrescida pela pandemia de Covid 19 e mais recentemente com o aumento generalizado do custo de vida, o que vem adicionar muitas mais dificuldades a quem mais precisa.
Esta terça feira, dia 4 de outubro, nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi firmado o protocolo de cooperação, pelo Senhor Secretário de Estado, Dr. Paulo Cafôfo e pelo Empresário e Presidente da Fundação Nova Era, João Pina. Posteriormente o mesmo será também assinado pela Federação Iberoamericana de Luso Descendentes, neste ato representado pelo seu Presidente Geral, Jany Augusto Moreira Ferreira que se encontra no ausente de Portugal.
Um momento importante para com o povo Venezuelano como refere João Pina, “não podíamos deixar de colaborar uma vez mais com esta nobre causa”. João Pina fez-se acompanhar nesta cerimónia por um dos mais dinamizadores apoiantes e amigos da Fundação, no Havre, Filipe da Cunha Pereira.
Ainda no decorrer deste ano tem sido várias as paletes de alimentos entregues em diversos Concelhos do Distrito da Guarda e região de Santo Tirso e Fafe, uma dádiva importante neste momento de grande inquietude, em que dia a dia os pedidos tem aumentado de forma substancial – “temos noção que a Fundação não poderá satisfazer todos, como era nosso desejo, mas tentamos distribuir os mesmos em Portugal, em França, sempre que nos é possível” – menciona João Pina.
No final deste ano, mais concretamente no dia 15 de dezembro, nas instalações do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda terá lugar a grande Ceia Solidária que sentará à mesma mesa, cerca de 1500 participantes oriundos de Norte a Sul do país. Um momento que acarretará um grande esforço financeiro para a Fundação, mas com o apoio dos aderentes da mesma será certamente, a maior e mais sentida, em afetos, Ceia de Natal de todos e para todos.