› Equipa CSI da Coordenação
de Ensino Português na Suíça
A professora do EPE Suíça, Paula Rodrigues, mediou o curso de formação Differenzieren im HSK-Unterricht (Diferenciação pedagógica nas aulas de Língua e Cultura de Herança), organizado pela responsável pelos cursos de Língua e Cultura de Origem no cantão de Lucerna, Ursula Kohler, e pela PHLU (Pedagogische Hochchule-Luzern), dirigido a professores de outras línguas e culturas de origem: Eslovénia, Eslováquia, Roménia, Inglaterra, Sérvia e China.
O curso aliou as novas teorias pedagógicas relativas à diferenciação em turmas heterogéneas – de que temos larga experiência – à prática em tarefas diversificadas. Ao longo das três sessões de formação, Paula Rodrigues apresentou o seu modo de trabalho, alguns conceitos, processos e estratégias que utiliza no seu quotidiano. Revelou ainda o projeto que desenvolve em colaboração com a professora Rute Venâncio, Portugal em 7 cores, bem como os resultados que ambas têm vindo a obter.
Neste encontro verificou-se que o ensino de língua de herança diverge na organização e nas condições que cada país disponibiliza para a sua dinamização, mas que converge na motivação, no interesse e na vontade de partilhar experiências de ensino. É também por intermédio destas permutas que se enriquecem, se expandem práticas e, muitas vezes, se encontram soluções para as situações mais desafiantes que esta modalidade especial de ensino implica.
Em consequência do sucesso deste curso de formação, a professora Paula Rodrigues recebeu um novo convite do departamento de formação contínua da PHLU para dinamizar outros três, com formato semelhante. Um dirigido novamente a professores de HSK e dois dirigidos a professores de DaZ (deutsch als Zweitsprache: alemão como segunda língua) no ensino regular suíço: Differenzieren im DaZ-Unterricht (Zyklus 2) e Differenzieren im DaZ-Unterricht (Zyklus 3), específicos para o 2° e 3° ciclos de ensino.
A docente tem apresentado o seu contributo em diversos eventos no âmbito do processo de ensino e aprendizagem da Língua de Herança, nomeadamente:
no congresso Language MOOCs and OERs: new trends and challenges, decorrido em outubro e organizado pela FLUP (faculdade de letras da universidade do Porto), onde apresentou o trabalho de projeto – plano de ensino e aprendizagem Portugal em 7 cores, cujo feedback foi muito elogioso.
nas Jornadas de Formação de professores da PHL, onde tem dado a conhecer o seu trabalho como professora de HSK e a organização da escola portuguesa na Suíça. Graças ao sucesso das suas intervenções recebeu já o convite para participar em abril de 2023, que prontamente aceitou.
De salientar ainda que, em paralelo com a sua atividade docente, Paula Rodrigues colabora, há 7 anos, na organização das Leituras de Advento em Seis Línguas, realizadas no jardim da biblioteca da escola de Würzenbach.