› Adélio Amaro
A Casa Lusitânia, em Berna, inaugurou no dia 1 de novembro de 1991 com o objetivo de superintender a cultura do vinho português. Este era um sonho da família Aragão (Francisco Aragão, Cláudia Aragão e Remo Aragão – pais e filho), tendo em conta a sua paixão pelo vinho que não passava de um sonho e de um passatempo que se tornou muito sério e profissional ao ponto de passar a ser um negócio onde a cultura vinícola continua a ser promovida.
Um dos lemas da Casa Lusitânia é garantir só castas portuguesas, de forma que as castas internacionais quase não existam nos vinhos nacionais.
No fundo, a grande afirmação da Casa Lusitânia passa por ser um importador exclusivo dos vinhos portugueses com mais de 200 escolhas de todas as regiões vinícolas de Portugal.
Na casa Lusitânia é possível encontrar vinhos da “Quinta da Plansel”, “Paulo Laureano”, “Quinta do Passadouro”, “Quinta da Romaneira”, “Wine and Soul Douro Pintas”, “Soalheiro” ou “Filipa Pizarro Vinhos Iter Douro”, assim como os vinhos do Algarve, Alentejo, Lisboa, Bairrada, Dão, Douro, Porto ou Vinho Verde.
No entanto, também é possível encontrar vinhos tintos, brancos, rosés, de sobremesa, licores e especialidade portuguesas, tudo isto na loja de vinho na Lorrainestrasse 2 a, 3013 Berna, na loja “on line”, além da distribuição em toda a Suíça.
Todavia, não é demais referenciar que as especialidades da Casa Lusitânia vêm de Portugal e o vinho é exclusivamente de castas autóctones de Portugal, sejam elas “Touriga Nacional”, “Tinta Barroca”, “Tinta Roriz”, “Alvarinho” ou “Loureiro”.
Contudo, além da diversa gama de vinhos portugueses que pode encontra em Berna ou na loja “on line” – www.casalusitania.ch – a Casa Lusitânia também oferece serviço de aconselhamento através do conhecimento que detém sobre o tema do vinho. Por isso, se tiver alguma dúvida sobre vinho, esta empresa dar-lhe-á todas as informações para que possa fazer a compra adequada, principalmente em épocas mais festivas como a Páscoa, o Natal, o Fim de Ano ou outras ocasiões especiais. Se a encomenda for feita “on line” o vinho será entregue, em poucos dias, diretamente na casa do cliente.
Mas, a Casa Lusitânia não esquece a sua raiz portuguesa e apresenta, na sua loja, outros produtos que vão além do vinho e do Vinho do Porto. Ali, é possível encontrar Pata Negra, chouriço, presento, queijo de ovelha e cabra, azeite, azeitonas, tremoço, flor de sal, filete de atum, marisco e o famoso bacalhau. Até os pastéis de nata não faltam.
A Casa Lusitânia, além da presença nas mais importantes feiras de vinho, como aconteceu recentemente ao participar na 70.ª edição da BEA, tem serviço de degustação com vinhos portugueses na sua adega privada. Os interessados em saber mais sobre os vinhos portugueses podem participar da referida degustação na Casa Lusitânia Vinothek, localizada no armazém em Ostermundigen, com um espaço máximo para 20 pessoas. Para tal, tem de ser feita uma marcação prévia e cada grupo terá de ter no mínimo 8 participantes. A reserva deve ser feita para o número +41 (31) 918 08 03.
A Casa Lusitânia tem várias parcerias, sendo de realçar o “Büner Restaurant & Vinothek”, em Berna, com quem mantém uma colaboração muito estreita. Francisco Aragão refere que “o Büner é um restaurante com quem nós trabalhamos muito bem juntos. É um parceiro que divulga muito os nossos vinhos em Berna, além de amigo, é um grande parceiro da Casa Lusitânia”.
O futuro da Casa Lusitânia, segundo Francisco Aragão, vai passar pela orientação do filho Remo Aragão, que irá continuar a trabalhar só com vinhos portugueses, trabalhando no seu vinho exclusivo com quem desenvolver com vários produtores portugueses e continuar a desenvolver parcerias com a Suíça Coop, assim como outros restaurantes e o “mercado da Saudade”.
Segundo Francisco Aragão, os clientes da Casa Lusitânia são 80% suíços e 20% portugueses. São clientes que gostam de adquirir “vinhos de quintas de qualidade média e alta”.
Com a passagem de testemunho para seu filho, Francisco Aragão afirma que a casa Lusitânia está a pensar no futuro para continuar a estar ao mais alto nível na comercialização de vinho português de grande qualidade.