› Ilídio Morgado
Desafiadas a descrever a Festa de Natal da Rádio Arremesso, foram algumas das palavras utilizadas por quem assistiu a mais uma grande manifestação de amizade, convívio, partilha, alegria, sobretudo alegria, que transbordou numa sala quase a rebentar pelas costuras, no passado dia 2 de dezembro em Genebra.
Num ambiente caloroso, a Rádio Arremesso recebeu os seus associados, amigos e patrocinadores na hiperlotada sala de Plainpalais, em Genebra. Noite que começou às 18h e prolongou-se pela noite fora até à 1h30. Animadíssima, muita música, boa disposição, artesanato, doçaria, boa comida e, principalmente, o espírito de amizade que reinou naquelas horas que pareceram curtas tal foi a comunhão entre todos que partilharam a sua alegria. Há muio tempo que não me sentia tão feliz de estar numa festa como hoje, recepção cinco estrelas, simpatia mais que muita, boa comida, boa música e a boa disposição do pessoal da Rádio Arremesso, inexcedíveis em todos os momentos e que não se cansam de nos proporcionar momentos como estes. Vai ficar na minha memória como um dos melhores de 2023. Palavras de Carlos Veiga, secundadas pelos companheiros de mesa. A minha filha nunca quer vir a festas portuguesas e hoje não quer ir embora, disse-nos Manuela Machado, enquanto a sua filha de 14 anos, a Rita, tinha um brilho nos olhos e um daqueles sorrisos que não enganam.
Na senda do que melhor faz a Rádio, a promoção e apoio aos que querem apresentar as sua virtudes musicais, e outras, cantou o conhecido Bino, um dos elementos da Rádio Arremesso, que arrebatou o público pela sua qualidade que muitos desconheciam e que se fez acompanhar num dueto pela doce voz de Ana Machado , Oceane uma menina que veio do cantão de Vaud para nos presentear com a sua belíssima voz, o rapper Activo327 com um estilo diferente mas actual e empolgante para os mais jovens e também os menos jovens.
O fecho da noite esteve a cargo de Jorge Guerreiro, artista vindo de Portugal para nos animar com as suas músicas e alegria das suas bailarinas. Um espectáculo que empolgou a plateia.
Antes do Jorge Guerreiro, o grupo musical Anjos da Noite tirou da cartola uma das melhores actuações, se não a melhor, que já lhe vimos, e vimos muitas. Magistral! A sala esteve ao rubro desde o primeiro acorde até à última nota do encore. Dançou-se por todo o lado, na sala, entre as mesas, atrás das mesas, nos corredores laterais, no balcão, no bar, na rua, uma fantástica performance com um brilho extra de nos encontramos em época natalícia. Bravo! Estão de parabéns.
Falámos com Pedro Machado, presidente da Associação Rádio Arremesso:
Uma festa é sempre momento de stress e de preocupação para que tudo corra bem, para além do cansaço. Não há cansaço que nos verga. A Satisfação de podermos estar aqui todos juntos anula qualquer dor ou cansaço. Aproveito para agradecer aos nossos associados, aos patrocinadores. Aos amigos de sempre e aos novos que vão aparecendo cada vez em maior número, sinal que alguma coisa andamos a fazer bem. Agradecer aos músicos que hoje actuaram, aos novos talentos que vão aparecendo por aqui, aos incansáveis amigos dos Rancho Tradições e Rancho Amigos do Ribatejo, assim como aos que nos ajudam no bar, ao grupo motard 100 Rodas que nos dão uma grande ajuda a montar e desmontar a sala, ao pessoal da cozinha e a todos que me possa ter esquecido. Obviamente que um especial agradecimento á minha fabulosa equipa que está sempre pronta para a “guerra” e não vira a cara à luta. Fazemos estes eventos para que possamos disfrutar de um momento de fraternidade e partilha. Como se pode ver, a festa é uma explosão de alegria, cor, música, boa disposição, ingredientes para que a “família” da rádio se sinta honrada e orgulhosa do percurso que fizemos, fazemos e iremos continuar a construir sempre em português.