de Estado das Comunidades PortuguesasO XXV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, entrou ontem, dia 5 de junho, em funções com mudanças na estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)
Entre as principais alterações, destaca-se a nomeação de Emídio Sousa como novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sucedendo a José Cesário.
Com um percurso ligado à administração local e ambiental, Emídio Sousa foi presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entre 2013 e 2024 e desempenhou funções como secretário de Estado do Ambiente no anterior executivo. É licenciado em Administração Autárquica e mestre em Administração Pública.
A entrada de Emídio Sousa marca o fim de mais um ciclo para José Cesário, figura de longa data ligada às comunidades portuguesas. Eleito recentemente deputado pelo círculo de Fora da Europa, Cesário deixa o cargo que ocupou em quatro diferentes governos, tendo começado o seu percurso parlamentar em 1983.
No mesmo ministério, Ana Isabel Xavier assume agora a pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, substituindo Nuno Sampaio. Xavier foi anteriormente secretária de Estado da Defesa.
Inês Domingos mantém-se como secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
O novo executivo de Luís Montenegro conta com 16 ministérios, menos um que o anterior, e mantém 13 dos ministros do governo cessante. A cerimónia de posse dos secretários de Estado aconteceu dia 6 de junho.