Num momento em que a ansiedade para voltar ao “normal”, na esperança de que a pandemia esteja nos seus últimos dias, a comunidade portuguesa na Suíça recebeu a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Berta Nunes visitou várias localidades, associações, empresas e entidades numa tentativa de entender o que se passa com a comunidade portuguesa nesta fase pós-pandemia e quais os projetos para o futuro. O Gazeta acompanhou a visita da Secretária de Estado e teve a oportunidade de lhe fazer uma grande entrevista. Assim foi, também, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Todavia, um outro momento importante para a comunidade portuguesa foi a abertura oficial da Cátedra Lídia Jorge na Universidade de Genebra, que contou com a presença da escritora Lídia Jorge, da diretora da Cátedra Nazaré Torrão e do Ministro Santos Silva. Este foi e é, sem dúvida, um marco importante na implementação da Língua Portuguesa na Suíça, promovendo a identidade de Portugal através da sua Cultura. A sessão mereceu a atenção dos colaboradores do Gazeta Lusófona, Augusto Lopes, Clément Puippe e Ígor Lopes, bem demonstrada nos seus textos publicados na presente edição. Poderiam ser destacados outros artigos e entrevistas publicados nesta edição 270, cujo número de páginas passou de 32 para 40.
Contudo, é de realçar que a comunidade portuguesa, neste país helvético, está a despertar aos poucos, depois
de uma fase negra que obrigou a fechar praticamente todas as associações.
Agora, numa esperança de que tudo volte a ser como era antes, o movimento associativo vai iniciando as suas atividades continuando a fazer o que melhor sabe, nas mais diversas áreas – promover Portugal.
Também o Gazeta pretende continuar a melhorar o acompanhamento a toda a comunidade e estamos “ansiosos” para voltar a destacar e divulgar as iniciativas dos portugueses e respetivas associações na Suíça.
Adélio Amaro