› Adélio Amaro
De certo que Adelino Sá e Manuel Araújo, em 1998, nunca pensaram que quase 26 anos depois o Gazeta Lusófona viria publicar a sua edição n.º 300.
Edição n.º 300
De certo que Adelino Sá e Manuel Araújo, em 1998, nunca pensaram que, quase 26 anos depois, o Gazeta Lusófona iria publicar a sua edição n.º 300. São trezentos meses de edições ao serviço da comunidade portuguesa residente na Suíça. Um caminho longo, mas que passou muito rápido. Lembro a primeira edição em que comecei minha colaboração – n.º 9 – em 1999, logo no primeiro ano de existência. A determinada altura, com a saída de Manuel Araújo, recebi o convite do Adelino para o ajudar na edição do jornal. Estive praticamente, sempre, nos “bastidores”. A ele se deve a forma como este projeto foi implementado na Suíça com a sua direção durante mais de duas décadas. Contudo, o trabalho não acabou, existe muito por fazer. Há muitas iniciativas portuguesas que devem ser promovidas e que infelizmente não temos capacidade de acompanhar todas. Por isso, uma vez mais, como tenho feito desde que assumi a direção deste projeto, pedimos a colaboração de todos. Solicitamos que nos enviem as vossas informações, que nos ajudem a divulgar as vossas ações. Somos uma redação muito limitada e não conseguimos acompanhar toda a Suíça. Não somos uma equipa com trabalhadores a tempo a inteiro. Todos nós estamos envolvidos noutras atividades profissionais. Por isso, acabamos por ser, também, colaboradores deste projeto editorial e necessitamos de todos vós.
Celebrar Abril
São inúmeras as atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Na Suíça a efeméride não está esquecida pelos portugueses que vivem, fortemente, a portugalidade. São várias as iniciativas um pouco por todo o país helvético, estando algumas mencionadas nas páginas do Gazeta Lusófona. Mas, com todo o respeito por todas, o 2.º Fórum Português da Suíça colocou todas as “cartas na mesa”. Durante quatro dias vai comemorar e honrar Abril através de um conjunto de iniciativas promovidas por diversas instituições e entidades, como temos vindo a noticiar nas edições anteriores, sendo o Gazeta Lusófona um desses parceiros.
XXIV Governo
Tomou posse o XXIV Governo português, assim como os respetivos ministros e secretários de Estado. No círculo pela Europa o Chega alcançou, pela primeira vez, um deputado, José Dias Fernandes, e o PS manteve Paulo Pisco. O PSD volta a não conseguir eleger um deputado por este círculo e o PS perdeu o segundo deputado que tinha alcançado nas últimas Eleições Legislativas. Quem volta a exercer a função de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas é José Cesário, pela 4.ª vez.
10 de Junho
na Suíça
Tudo indica que o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser celebrado na Suíça, após a primeira celebração no norte do distrito de Leiria. Esperamos, na próxima edição, dar mais pormenores sobre a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como das iniciativas que vão fazer parte do programa oficial.