Clément Puippe
Já há dois anos que este trio, criado em 2013, não tocava junto devido à situação sanitária. No quadro da Academia de Música da Escola Superior de Basileia, os três músicos, Rute Fernandes (flautista, natural de Guimarães), Sinforosa Petralia (pianista, natural de Erice – Sicília) e David Dias da Silva (clarinetista, nascido em Montreal, descendente de pais portugueses) tiveram a oportunidade de atuar no passado mês de janeiro e de tocar algumas peças de Frank Martin (melodias folclóricas irlandesas). Em breve, no dia 19 de março, Made in Trio & Friends apresentará um grande concerto em Basileia no magnífico Centro Cultural e Musical Don Bosco. Este trio atípico (flauta, clarinete e piano) participou em vários festivais e concursos na Suíça e no estrangeiro. Os membros do grupo conhecem-se perfeitamente e esta cumplicidade transparece na interpretação. Mágico mesmo.
Em 2013, o trio formou-se com três portugueses. Depois da saída do pianista português, o clarinetista David Dias da Silva convidou uma colega de estudo, a pianista italiana Sinforosa Petralia, a integrar este conjunto que teve assim uma cor particular de latinidade.
Música clássica
e contemporânea
O repertório do trio é baseado maioritariamente nas obras dos séculos XX e XXI, mas também nas obras do período clássico como Carl Philipp Emmanuel Bach e compositores franceses como Saint-Saëns e Debussy. “Made in Trio” interpreta também obras portuguesas e italianas, nomeadamente músicas de Zeca Afonso ou fados que representam momentos sempre comoventes para Rute Fernandes e David Dias da Silva.
Viveram em Nova Iorque uma experiência extraordinária no quadro de um concurso internacional de alto nível. Foram finalistas no prestigioso “Concert Artists Guild Competition” de 2016. Chegaram até à final. Foram quase quinze dias de trabalho intenso e de provas exigentes.
O prazer de tocar
em Portugal,
no Canadá e em Itália
Em Portugal, “Made in Trio” participou no Festival da Primavera de Viseu e foram artistas regulares do ciclo de concertos da associação “Amici della Musica” de Trapani e de Alcamo (Sicília, Itália). Em 2018 realizaram uma tournée no Canadá com concertos nas províncias de Ontário e do Quebeque. Aproveitam assim para voltar às raízes de cada um.
Quase dois anos
sem tocar juntos
e um concerto em Basileia dia 19 de março
– Made in Trio & Friends
Apesar de não tocarem juntos já há muito tempo, notou-se uma cumplicidade incrível na atuação em Basileia no 22 de janeiro. Além de serem virtuosos e de tocarem em conjuntos e orquestras diversos, os membros deste trio que se reúne em certas ocasiões vale também pela amizade e cumplicidade. Não percam a oportunidade de descobrir esta magia em Basileia.
O programa do concerto vai ser riquíssimo (Debussy, Mozart, Penderecki, Turina, Martin e Connesson). Eles irão tocar com amigos violonista, altista e violoncelista, em quarteto e sexteto.
O objetivo principal de “Made in Trio” como eles gostam de sublinhar «é alcançar uma notável sensibilidade ao som e abordar a música com o maior respeito, como sendo a mais elevada forma de conexão entre os seres humanos». Todo um programa.
Três grandes virtuosos reunidos no grupo “Made in Trio”
Rute Fernandes
É atualmente flautista co-solista na prestigiada Philharmonia Zürich, a orquestra da ópera de Zurique, dirigido por Gianandrea Noseda, um dos maestros mais renomados internacionalmente. Rute fez parte também do Verbier Festival Chamber Orchestra, Verbier Festival Orchestra, Schleswig-Holstein Musik Festival, Schweizer-Jugend-Sinfonie Orchester, European Union Youth Orchestra (Summer School) e foi também substituta no Gulbenkian Orchestra, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfonieorchester Basel e Tonhalle Orchester Zürich.
Estudou como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu a Licenciatura na Haute Ecole de Musique de Genebra e o Mestrado Especializado em Orquestra na Hochschule Luzern – Musik com Sarah Rumer e Nicolas Mazzanti (piccolo) com distinção máxima.
Sinforosa Petralia
Atualmente é pianista acompanhadora na classe de fagote do Professor Sergio Azzolini na Musik-Akademie Basel e participa em vários projetos: faz parte de um coletivo de artistas que se dedicam ao teatro musical, em março 2019 participou no espetáculo musical Petruschka no Konzerthaus Berlin. Toca também na Sinfonietta Container, um conjunto de música contemporânea estabelecido em Badajoz e que tem como finalidade a investigação de novas linguagens através da música de compositores como Michael Beil, Simon Steen-Andersen e Alexander Schubert.
Obteve a licenciatura em 2004 no Conservatório Vincenzo Bellini em Palermo e um segundo diploma “Disciplina di Arte, Musica i Spetaccolo” na Universidade de Florença. Em 2014, Sinforosa terminou o seu diploma de Mestrado Performance e em 2016 o Mestrado Pedagogia na Musik-Akademie Basel na classe do professor Claudio Martinez Mehner. Ganhou o concurso “Talent Factory” organizado pela Fundação da “Orchestra Sinfonica Siciliana” em Palermo em 2015. Paralelamente a sua atividade de música de câmara com “Made in Trio”, Sinforosa apresentou-se inúmeras vezes como solista, nomeadamente, com as orquestras Kammerorchester Basel, Orchestra Galilei, Orchestra Sinfonica Siciliana e Orchestra Sinfonica del Teatro Massimo.
David Dias da Silva
Partilha a sua vida entre a Suíça e Portugal. David foi e é regularmente convidado por diversas orquestras, mais notavelmente com o Hyogo Performing Center Orchestra (Japão), Orquestra Sinfónica de Macau, Orchestre Symphonique de Montreal, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Camerata Zurique, Musikkollegium Winterthur Orchestra e Basler Festival Orquestra (Suíça). Foi clarinete co-solista na Malaysian Philharmonic Orchestra entre 2018 e 2021 e músico convidado na Musikdorf Ernen Festival, Suíça. Foi também clarinete solo na Sinfonieorchester Basel.
Em 2009 concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto). Ele completou o Mestrado em Performance e o Diploma Solista na Akademie der Stadt Basel. Foi vencedor num total aproximado de 24 prémios tanto nacionais como internacionais.