Os cônsules em Zurique realizaram no passado dia 12 de junho as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Emmembrücke, localidade no cantão de Lucerna, nomeadamente no Centro Papa Giovanni.
Estiveram presentes vários convidados, entre os quais o Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e a Embaixatriz, Graciete Vasco.
Numa alusão à Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que se realizou em Portugal entre 27 de junho e 1 de julho, os alunos de português, orientados pelas professoras do Ensino do Português na Suíça, tiveram a oportunidade de expor trabalhos de expressão plástica sobre “O oceano somos nós”, um título que demonstra que a proteção dos oceanos e do meio-ambiente é uma preocupação de todos nós.
De igual maneira, os alunos assinalaram o centenário do nascimento de José Saramago, destacando o livro “A maior flor do mundo”.
Ainda no campo da literatura, a autora Susana Teixeira falou sobre uma das suas obras, “Nunca desistas de ti”.
Programa cultural
e musical
No contexto da receção do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, aturam o clarinetista Joel Cardoso e quarteto de cordas, composto por Ravena Carvalho, Maria Luísa Couto, Catarina Marques e Pedro Fernandes. Atuaram ainda o tenor Rodrigo Carreto e a pianista Ava Passos.
“Os convites endereçados tiveram principalmente em conta a comunidade portuguesa residente no cantão de Lucerna, uma vez que nunca aí se havia celebrado o Dia 10 de Junho. Contudo, compareceram convidados de outros cantões. Marcaram presença também numerosos docentes do Ensino do Português na Suíça, bem como diversos dirigentes associativos”, disse Paulo Maia e Silva, cônsul-geral de Portugal em Zurique.