Dany Fernandes, filho de emigrantes portugueses, cresceu e reside atualmente em Berna. Encontra-se inscrito no programa de “Estudos Europeus” da Universidade de Friburgo e está, neste momento, à procura de participantes para o seu trabalho de mestrado.
A sua investigação incide sobre temas como ciência política, migrações, voto externo, populismo e atitudes e comportamentos políticos. Segundo explicou ao Gazeta Lusófona, o estudo tem dois objetivos principais. O primeiro passa por compreender “como as opiniões políticas se transformam em contexto migratório”, isto é, de que forma um emigrante oriundo de determinado sistema político reage ao contacto com um novo ambiente sociopolítico, como o suíço. De acordo com Dany Fernandes, estudos recentes indicam que, consoante a forma como o indivíduo mantém os laços com o país de origem, se identifica com o país de residência e avalia os desenvolvimentos políticos em ambos os contextos, pode verificar se “uma adaptação às normas e valores do país de acolhimento” ou, pelo contrário, “uma consolidação das ideias políticas trazidas do país natal”.
O segundo objetivo do estudo é perceber “o que leva os emigrantes portugueses a votar em partidos tradicionais”, como o Partido Socialista, “ou em forças políticas mais recentes”, como o Chega, que têm registado crescimento entre os portugueses no estrangeiro. Uma das hipóteses em análise é a de que os eleitores externos, apesar de partilharem experiências migratórias semelhantes, “possuem perceções distintas sobre a atualidade e os desenvolvimentos políticos em Portugal”.
Dany Fernandes espera que este trabalho possa servir de base para “um estudo mais amplo sobre a diáspora portuguesa noutros países”, ou mesmo para a análise de comportamentos semelhantes noutras comunidades residentes na Suíça.
As entrevistas previstas no âmbito da investigação serão realizadas “presencialmente, online ou por telefone”. O investigador tenciona publicar a sua dissertação após a conclusão do mestrado e, nesta fase, encontra se a contactar diversas associações portuguesas em território suíço.
Podem participar no estudo “emigrantes que tenham votado ou pretendido votar em eleições portuguesas”, incluindo as Legislativas de maio de 2025, bem como “pessoas interessadas na atualidade social e política em Portugal” ou que “residam na Suíça há pelo menos um ano”.
Os interessados em colaborar podem contactar o investigador através do e mail: dany.fernandespatricio@unifr.ch.
Adélio Amaro





