Adélio Amaro
Após o período habitual de férias que grande parte dos portugueses residentes na Suíça usufruíram, muitos deles visitando familiares e amigos em Portugal, o regresso ao país helvético acaba por ser uma normalidade.
Todavia, segundo os projetos que vão sendo anunciando, são várias as iniciativas que a partir do presente mês de setembro vão surgir, ajudando a prosseguir na valorização de Portugal na Suíça, nas mais diversas áreas culturais, sociais, educativas, profissionais e institucionais.
O Gazeta Lusófona pretende continuar a estar atento ao muito que vai acontecendo por toda a Suíça, com o cunho português. Não é fácil acompanhar todas as atividades, mas, como já referimos várias vezes, este jornal tem as suas páginas abertas para continuar a divulgar as várias ações que a comunidade portuguesa vai desenvolvendo na Suíça.
Contudo, é importante que nos ajudem a fazer chegar essa informação, que colaborem com o Gazeta Lusófona enviando os cartazes, textos e fotografias dos eventos a realizar ou já realizados. Somos uma equipa pequena e manter um jornal mensal de 40 páginas não é uma tarefa fácil. Por isso, às portas do Gazeta Lusófona comemorar o seu 25.º aniversário, continuamos a contar com a colaboração de todos. O jornal é da comunidade portuguesa, sem exceção.
Por vezes, uma simples informação, um simples contato com o jornal é o suficiente para conseguirmos acompanhar uma determinada iniciativa.
Temos projetos interessantes, valores enormes em toda a Suíça que merecem ser divulgados, desde as iniciativas mais recreativas, passando pelos projetos sociais ou atividades culturais e académicas.
Temos de tudo um pouco em todo o território desta Federação, mas só conseguiremos ser verdadeiramente “imparciais” se nos ajudarem na divulgação dos vossos projetos.
Não sendo um verdadeiro projeto comercial, o Gazeta Lusófona necessita também de apoio publicitário e de assinantes, as duas únicas formas de viabilizar economicamente este projeto fundado em 1998 e que Adelino Sá “alimentou” durante duas dezenas de anos. Um jornal com 25 anos, com uma equipa pequena, como referi, com muita carolice dos que estão envolvidos diretamente neste projeto, merece ter o apoio de todos os portugueses na Suíça.
Este é, uma vez mais, um apelo a todos aqueles que pretendem divulgar as iniciativas e projetos onde estão envolvidos.
Aos que acreditam neste projeto, a todos os colaboradores, assinantes, leitores, amigos e anunciantes desejamos um bom regresso pós-férias. Estamos juntos na valorização da identidade portuguesa na Suíça…