No passado dia 3 de dezembro, na Sekundarschule Walenbach, em Wetzikon, a Comissão de Pais de Uster e Wetzikon, em conjunto com as professoras Helena Novais e Marília Fontela, organizaram um evento dinâmico, que envolveu cerca de 290 pessoas, da comunidade local, tendo como finalidade proporcionar um dia diferente aos intervenientes, mas, essencialmente, às crianças que frequentam o ensino da Língua e Cultura Portuguesas.
A iniciativa contou com a honrosa presença do senhor Cônsul Geral de Portugal em Zurique, Dr. Gonçalo Motta e da Professora Maria da Luz Silva.
Aproveitando a época Natalícia, que estamos a viver, o tema do evento foi escolhido para relembrar e enaltecer valores essenciais de uma sociedade desenvolvida, designadamente: a paz; a solidariedade; a amizade; a família, que, tal como referiu o Senhor Cônsul, Gonçalo Motta, “são valores absolutamente fundamentais”.
O auge do espetáculo foi atingido aquando da entrada em cena das nossas crianças que, maravilhosamente, cantaram e representaram, contagiando todos os presentes. Os poemas por eles declamados e as mensagens aí presentes fizeram-nos adentrar no espírito de Natal e nos valores que uma sociedade desenvolvida não está disposta a abdicar – paz; solidariedade; amizade; família…
No intuito de promover a leitura em português, num país onde os alunos comunicam e leem, a maior parte do tempo, em alemão, a iniciativa do “Amigo secreto” presenteou todas as crianças com um livro em português.
Foi maravilhoso vermos a alegria, a ansiedade e o brilho nos olhos das crianças ao tentarem perceber quem era o amigo(a) secreto(a) e qual o livro que iriam receber.
As raízes, as tradições e o sentimento de pertença a Portugal são valores que temos a obrigação de preservar conciliando, esses valores, de forma sábia, com os usos e costumes da Suíça, que formidavelmente nos acolheu.
Todos fomos brindados com algumas prendinhas simbólicas, desde postais com palavras de apreço, a velinhas repletas de mensagens natalícias e até docinhos. Algumas delas foram, graciosamente, feitas pelos alunos, demonstrando o espírito natalício e o conceito de Amizade.
Os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos na sala e eles puderam, orgulhosamente, mostrá-los aos pais.
No final, tivemos a oportunidade de confraternizar ao mesmo tempo que fomos petiscando algumas iguarias, feitas pelos membros da Comissão de Pais, a qual merece uma palavra de apreço especial dada a envolvência e dedicação demonstrada.