No passado dia 6 de maio, o Consulado Geral de Portugal em Zurique realizou um evento, em colaboração com a Cátedra Carlos de Oliveira/Romanisches Seminar da Universidade de Zurique, com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Zurique e do Instituto Guimarães Rosa, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e no quadro das celebrações do 5.º Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões.
Esta iniciativa teve o propósito de juntar num só evento diferentes perspetivas sobre a riqueza da língua portuguesa.
O evento contou com a participação do Professor Doutor João Ricardo Figueiredo, da Universidade de Lisboa, numa conferência intitulada “Luís de Camões: o lírico no épico”, seguida da participação do tenor, Rodrigo Carreto que, acompanhado pelo pianista, João Teixeira, cantou três poemas da “Mensagem”, de Fernando Pessoa: Mar Português, O Mostrengo e A Última Nau.
A segunda parte do evento foi preenchida com a realização de uma mesa-redonda sobre literatura lusófona, moderada pelo Professor Doutor André Masseno, da Universidade de Zurique/Universidade de St. Gallen.
Na mesa-redonda participaram: o escritor cabo-verdiano, Alexandre Monteiro (que apresentou uma síntese do movimento literário de Cabo Verde, desde o início do Séc. XX até aos nossos dias), a Professora Doutora Mayara Ribeiro, da Universidade de Zurique/Universidade Federal do Pará (que nos trouxe uma apresentação sobre a influência das línguas nativas no português falado no Brasil) e o Professor Doutor Luís Reto, anteriormente no ISCTE, em Lisboa (com uma apresentação sobre o Potencial Económico da Língua Portuguesa).