O Município de Fafe esteve presente na iniciativa “Fafe na Suíça”, em Grandson, Yverdon-les-Bains, no último dia 17 de maio.
Neste primeiro encontro, organizado pelos fafenses Nuno Teixeira e Daniel Oliveira, o Município de Fafe promoveu e afirmou Fafe, divulgando oportunidades de investimento, ouvindo os fafenses emigrantes, reforçando a vitalidade dos laços de união entre Fafe e a sua comunidade emigrante na Suíça.
O Executivo Municipal, representado pelo presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, e pela vereadora das Relações Internacionais e Geminações, Paula Nogueira, foram recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal de Grandson, Evelyne Perrinjaquet, e pelos vereadores Nicolas Perrin, Evelyne Perrin e Francesco Di Franco, seguindo-se uma visita aos principais pontos histórico-turísticos da comuna suíça. O Município de Grandson está integrado no distrito de Jura-Nord Vaudois, no cantão de Vaud, possuindo cerca de 90 mil habitantes, 70 municípios, e à volta de 1.400 empresas.
Após este momento institucional, a comitiva fafense marcou presença no primeiro jantar da iniciativa “Fafe na Suíça”, que reuniu cerca de 400 pessoas, um evento “100% made in Fafe”, momento este de promoção e de afirmação de Fafe, mas também de confraternização e convívio junto da diáspora fafense. Marcaram presença neste convívio empresários fafenses convidados pela organização, como “O Pudim TV”, “Ora Diga”, “Vinhos Norte”, “Fafe Diesel”, “Licor Sete Cabeças”, “Doçaria de Fornelos”, “ERA Fafe”, assim como representantes de entidades dos Bombeiros Voluntários de Fafe e do Museu do Rali.
Em comunicado, o município de Fafe agradeceu o “inestimável empenho dos senhores Nuno Teixeira e Daniel Oliveira pela organização deste evento em terras helvéticas, que muito representou o orgulho de ser fafense, de celebrar as nossas raízes e a importância de fortalecer os laços de amizade, mesmo estando longe de casa”.
Museu do Rali presente na Suíça
O Museu do Rali esteve também na Suíça com a Maria Mota para participar na iniciativa “Fafe na Suíça”.
“Tivemos oportunidade de divulgar o nosso museu para todos os fafenses que por lá se encontram emigrados e dizer-lhes que estamos de portas abertas para os receber, sempre que estiverem de volta a terra natal”, disseram os responsáveis pelo Museu, com sede em Fafe.