Os Conselheiros das Comunidades Portuguesas (CCP) na Suíça realizaram uma jornada de trabalho focada nos interesses e necessidades da diáspora lusa residente naquela comuna Alpina.
Na manhã de sábado, 22 de novembro, os Conselheiros Ângela Tavares, António Iria, Domingos Pereira, Isabel Sebastião e João Figueiredo reuniram-se com representantes da comuna de Zermatt.
A delegação local foi composta pela presidente, Romy Biner-Hause, e pela vereadora para a Integração (Zermatt, Täsch e Randa), Eva Jenni.
Este encontro institucional contou também com a presença do embaixador de Portugal em Berna, Júlio Vilela, e de Petra Santos, representante da Associação Portuguesa de Täsch.
Segundo apurámos, durante a reunião, foram debatidos vários temas de interesse crucial para a comunidade portuguesa, como habitação, ensino, formação, integração, cursos de Língua Portuguesa, entre outros.
Palestra informativa para a comunidade
Na parte da tarde, os conselheiros, em colaboração com o embaixador e a Adida Social Cristina Ribeiro, realizaram uma palestra informativa dirigida à comunidade portuguesa residente em Zermatt e Täsch.
A sessão teve como objetivo “esclarecer dúvidas sobre diversos temas sociais e administrativos, como inscrição na Segurança Social, prestações familiares, pensões e carreiras contributivas, prestações do fundo de desemprego e exportação, partida definitiva para Portugal, cancelamento do Seguro de Saúde e Serviço Nacional de Saúde. Os temas que mais suscitaram interesse e debate entre os participantes foram “o país onde requerer as pensões e respetivas penalizações”, tributação em Portugal para pensionistas”, “regresso, medos e, incentivos do Estado”, “manter o seguro de saúde suíço ou, Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”. A iniciativa reforçou o compromisso dos conselheiros e das autoridades portuguesas em apoiar a comunidade na Suíça, promovendo a sua integração e a transmissão de informação para a gestão dos seus direitos e deveres em ambos os países.





