› Adélio Amaro
João Gonçalves adquiriu, em Janeiro 2023, a “Carrosserie Winiger AG”, em Frauenfeld, uma empresa que acabou de celebrar o seu 75.º aniversário, tendo decorrido uma gala na qual participaram cerca de 120 pessoas. Marcaram presença diversos convidados parceiros, clientes e amigos da “Carrosserie Winiger AG”.
Além da gala, a “Carrosserie Winiger AG” teve as suas portas abertas durante um dia e pela qual passaram mais de 350 pessoas.
Em conversa com o Gazeta Lusófona, João Gonçalves deu-nos a conhecer os projetos que já está a desenvolver nesta empresa, nos quais “estamos comprometidos com a qualidade e a confiabilidade”, referiu-nos, acrescentando que os 21 funcionários são “o nosso capital mais importante. A nossa equipa é formada por especialistas qualificados, criativos e motivados, ajudando a solucionar problemas”, afirmou.
Questionado sobre a compra da “Carrosserie Winiger AG”, o proprietário explicou-nos que a ideia “surgiu quando procurávamos mais espaço para a “GEHRI Carrosserie Spritzwerk AG” em Pfäffikon ZH.
Nos últimos anos, com a ajuda dos nossos estimados clientes, conseguimos evoluir muito na GEHRI e os nossos serviços são bastante solicitados. Eu sou o proprietário da empresa e juntamente com o Rafael da Silva, gerente da empresa, definimos a estratégia empresarial e implementamos novas ideias e objetivos”, sublinhou João Gonçalves.
A oferta da “Carrosserie Winiger AG” é rica e variada, passando por diversas áreas do ramo automóvel, como a chaparia, a pintura automóvel, a troca e reparação de para-brisas, o alinhamento de direção, a calibragem dos sistemas de assistência, os polimentos gerais, “detailling” (limpeza de interiores, assentos, tratamento de cabedal etc.), o restauro de carros “Youngtimer & Oldtimer”, a pintura de motos e bicicletas, caravanas, assim como a pintura de cozinhas / móveis.
O investimento na “Carrosserie Winiger AG” foi “bastante alto, mas tanto a curto como a longo prazo sustentável e de uma importância muito significante para o desenvolvimento das empresas. Sem investimento não existe expansão nem estabilidade futura”, realçou João Gonçalves.
As seguradoras, os privados, as companhias de “leasing”, as associações, as oficinas e os proprietários de frotas são os clientes perfil da “Carrosserie Winiger AG”.
Sobre a oportunidade de negócio, João Gonçalves deu-nos a conhecer que adquiriu a “Carrosserie Winiger AG” porque “já a conhecia há cerca de vinte anos. Na altura eu trabalhava para uma multinacional de pintura automóvel e era responsável técnico. Em conversa com amigos e proprietários de outras empresas foi-me divulgado a intenção da venda”, tendo avançado com o intuito de complementar os serviços apresentado da “GEHRI Carrosserie Spritzwerk AG”.
Para ter duas empresas desta dimensão é crucial ter consórcios. Estas parcerias passam, além dos clientes privados, pelas seguradoras Helvetia, Smile, AXA, Basler, Allianz, Elvia, Vaudoise, entre outras, assim como pelos parceiros de “leasing” (ALD, Arval, MF Fleetmanagement), concessionários de automóveis e clientes com frotas próprias (Burkhalter Groupe etc.).
João Gonçalves, a curto e médio prazo, pretende “manter o bom funcionamento das duas empresas e a equipa de trabalho”, e a longo prazo tem como objetivo “efetuar a fusão, união das duas empresas (Gehri & Winiger)” de forma a “otimizar certos processos e continuar a aumentar a boa qualidade das empresas”. Como todo o empresário dinâmico, pretende “crescer com estabilidade, com sustentabilidade e manter o bom nome da empresa «Carrosserie Winiger AG» e investir na formação dos colaboradores e infraestrutura para assim dar uma mais-valia aos nossos clientes”, afirmou.