A Associação Portuguesa de Zurique é conhecida por ser a mais antiga do movimento associativo português na Suíça e a segunda na Europa. Este ano, esta entidade celebra 60 anos de existência, pelo que está a ser preparada uma programação especial de celebração desta data. A Associação, fundada em 14 de junho de 1962, está localizada em BIRCHSTR.80 8050 ZURIQUE.
Para conhecer as atividades desta entidade, conversamos com João Manuel Ribeiro do Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Zurique, que falou sobre as dificuldades encontradas atualmente, o trabalho desenvolvido e os projetos futuros.
Qual é o trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa de Zurique?
A Associação Portuguesa de Zurique vem, ao longo do tempo, mantendo os nossos costumes e tradições em prol da nossa comunidade.
Qual é o vosso público?
O nosso publico é todo aquele que quiser frequentar a nossa casa.
Que ações estão previstas para os próximos dias?
Vamos festejar os Santos Populares. No dia 19 de junho, será instalada uma placa com o nome dos fundadores da Associação Portuguesa de Zurique na nossa sede, num evento que contará com a presença do cônsul português de Zurique.
Como a pandemia impactou as vossas atividades?
Com a pandemia foi muito complicado, mas devo um agradecimento enorme a toda a minha equipa, pois, sem o esforço de toda esta equipa, não teria sido possível manter a nossa casa aberta, por isso, a todos eles, o meu muito obrigado.
Quantas pessoas trabalham na Associação?
Neste momento, somos um grupo de 15 pessoas.
Qual a importância do movimento associativo português na Suíça?
O movimento associativo é sempre muito importante.
Que interações têm com as autoridades portuguesas?
As interações que temos tido são sempre com o senhor cônsul de Zurique e com o eurodeputado senhor Paulo Pisco.
E com as autoridades da Suíça?
Com as autoridades suíças tem sido praticamente nulas.
Que datas costumam celebrar com frequência?
Sempre o 25 de Abril, os santos populares, dia de Portugal, Natal e passagem de ano.
Como é a vida da comunidade portuguesa em Zurique?
A vida da comunidade portuguesa em Zurique é muito ativa, mas também participativa na nossa Associação.
Que atividades são promovidas para valorizar a cultura lusa na Suíça, mais concretamente em Zurique?
Este ano, vamos dar apoio à tuna Académica de Biomédicas da Universidade do Porto, em julho, quando esse grupo passar por Zurique. Também este ano, a nossa Associação comemora 60 anos de existência. E, por ser a mais antiga na Suíça e a segunda na Europa, em outubro, iremos organizar uma festa no dia 15, para a qual ainda estamos a trabalhar o programa.
O que diria para quem ainda não conhece a vossa Associação?
Somos a Associação Portuguesa mais antiga na Suíça e, por isso, convido toda a nossa comunidade que ainda não nos conhece para nos visitarem.
Quem é João Amaral?
João Manuel Ribeiro do Amaral é um cidadão português que veio para a Suíça em 1989. Sou sócio da Associação Portuguesa de Zurique há, mais ou menos, 15 anos e, há um ano e meio, fui eleito presidente, cargo que ainda ocupo neste momento. Tenho 50 anos de idade e vivo em Hoffeld 27 8057 Zurique.
Ígor Lopes