Fundada em 2004, a Associação 25 de Abril – Genebra (A25A) é uma associação genebrina dedicada à preservação da memória da revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974, bem como do Portugal sob ditadura, da oposição ao regime e da emigração portuguesa. Desde a sua criação tem promovido inúmeros eventos como conferências, projeções de filmes, concertos e debates.
A A25A organizou no dia 23 de Abril um evento de comemoração do 48º aniversário da Revolução dos Cravos na Université Ouvrière de Genève.
O evento teve início com a projecção do filme “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, produzido pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a testemunhos impressionantes da resistência de 16 mulheres à ditadura e opressão salazaristas.
Seguidamente tivemos a oportunidade de assistir à apresentação do livro Sur le Pont da luso-descente Charlotte Frossard, um livro dedicado aos seus avós portugueses que aborda a relação dos meios de comunicação e a procura das pontes entre a herança cultural portuguesa e a vivência suíça, país de acolhimento.
O seu avô, Quintino de Barros, foi um médico português que, fugido da ditadura de Salazar, começou a exercer a sua profissão na Suíça em 1964, primeiro em Neuchâtel e depois em La Chaux-de-Fonds, este seria agraciado em 2018 pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com a ordem de mérito pelo importantíssimo trabalho junto da comunidade portuguesa na Suíça Francófona. A sua esposa Maria Isabel, presente na apresentação do livro, também médica de profissão, foi a companheira de sempre de Quintino tendo abandonado a profissão para se dedicar à família e apoio ao marido na vasta obra social e cívica que pautou a sua vida.
Após a apresentação do livro teve lugar um debate e troca de ideias sobre a emigração portuguesa na década de 60 e 70, à vez económica e política, o impacto das migrações nas famílias portuguesas, a adaptação ao país de acolhimento (Suíça), particularmente no período em que a Confederação restringia a vinda das famílias dos trabalhadores e, por fim, algumas ilações tiradas das experiências nestas últimas 5 décadas.
Os interessados em adquirir a obra podem procurar o livro Sur le Pont de Charlotte Frossard da editora Éditions Encre Fraîche numa livraria perto de si na Suíça.
Antes do jantar o guitarrista e intérprete de cante alentejano David Pereira animou a plateia com algumas músicas e modas alentejanas entre as quais o projecto músical “Há lobos sem ser na Serra” do qual faz parte e que pode ser escutado online (youtube).
No final do jantar tivemos um concerto lusófono com músicas de diversos países da lusofonia (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal) com temas de José Carlos Schwartz, Zeca Afonso, Orlando Pantera, Lura e Bonga.
Agradecemos a todas as amigas e amigos da Associação que estiveram presentes e convidamos todos os interessados a seguirem as actividades e a tornarem-se sócios da Associação na página web (www.a25a.ch) ou página Facebook.