António Costa assinala a data de 70% da população vacinada com a primeira dose em Portugal
O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, assinalou, através de uma gravação em vídeo, que Portugal “atingiu um marco muito importante: 70% dos portugueses estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19”.
Na mensagem, o Primeiro-Ministro sublinha que “este é um passo decisivo para as duas metas que temos de prosseguir: que no final deste mês de agosto, 70% dos portugueses tenham a primeira dose da vacinação e que no final do mês de setembro, 85% da população tenha a vacinação completa”.
Só com a vacinação completa é possível o País voltar progressivamente à normalidade: “a vacinação é condição fundamental para cada um estar seguro e todos estarmos seguros. E para podermos retomar a normalidade da nossa vida”, disse.
“o vírus continua
entre nós”
Nesta mensagem gravada na Residência Oficial, em São Bento, o Primeiro-Ministro deixa um alerta e um apelo aos Portugueses: “convém não esquecer que a pandemia não acabou. As variantes continuam e não podemos pensar que tudo voltou já ao normal. Não, o vírus continua entre nós”.
Por isso, reforçou o apelo para que todos, mesmo os já vacinados, continuem a cumprir escrupulosamente as regras de proteção determinadas pelas autoridades de saúde: “temos de continuar a manter toda a prudência: o uso da máscara, a higiene das mãos, o distanciamento físico. Seja quando voltarmos ao trabalho, seja agora quando muitos estão no gozo de férias”. Alertando que “férias com Covid-19 não é o mesmo que férias sem Covid-19”.
A terminar esta comunicação, o Primeiro-Ministro fez questão de enviar uma importante mensagem de reconhecimento e felicitações: “quero felicitar o trabalho extraordinário da task force e dos profissionais de saúde que permitiram este resultado”. E acrescentou que este marco hoje alcançado, também só foi possível com “a admirável adesão dos portugueses ao processo de vacinação”.
Objetivo alcançado
O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose, foi atingido, antes ainda da data inicialmente prevista.
Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo.
Se nos reportarmos apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa.
O ritmo de vacinação das duas últimas semanas tem-se mantido elevado, com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia e prevê-se que este ritmo possa vir a ser acelerado durante o mês de agosto, graças a uma maior disponibilidade de vacinas, resultado dos esforços de negociação do Governo Português.
Assim, cumprindo-se as expectativas relativas ao calendário previsto de entregas em território nacional, deverão chegar quase três milhões de vacinas até ao final deste mês.
Este marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação, incluindo forças armadas, forças de segurança e autarquias, bem como à grande adesão demonstrada pelos portugueses.