› Ígor Lopes
Isabel Mingote tem 55 anos de idade e é natural da Covilhã. Tem família na própria cidade da Covilhã e em Lisboa. Hoje, vive na Suíça, em Oberwil, uma comuna situada no distrito de Arlesheim, no cantão de Basileia-Campo. Conversamos com esta portuguesa sobre a sua vida no país helvético.
Como é a sua vida na Suíça?
É uma vida tranquila, onde normalmente há tempo para quase tudo: trabalhar, conviver com amigos (curiosamente não tenho nenhum amigo suíço!) e passear muito.
Como é viver na Suíça?
Foi uma adaptação difícil nos primeiros anos, essencialmente por todas as regras existentes, mas, com o passar do tempo, fui-me habituando e hoje estou perfeitamente integrada no modus vivendi e até agradeço que assim seja. Além disso, a Suíça ficando no centro da Europa permite-nos visitar com maior regularidade e facilidade outros países europeus.
Em que trabalha na Suíça?
Trabalho em regime de Freelancer como Consultora de IT para uma empresa Alemã e a partir de casa (home office).
Convive com a comunidade portuguesa na Suíça?
Sim, tenho vários amigos portugueses.
Como os portugueses são recebidos no país?
Penso que a comunidade portuguesa é bem recebida na Suíça, aliás como julgo que se passa em todo o mundo.
Frequenta associações portuguesas?
Não.
Como consegue matar as saudades de Portugal?
Com acesso à televisão portuguesa, com várias idas por ano a Portugal e ainda com comida portuguesa. Como temos um restaurante/loja portuguesa em Basileia, o Spark Tapas, Wine & Coffee Bar, tenho acesso à comida portuguesa e a muitos produtos portugueses deliciosos, como vinhos, azeites, pastéis de nata, enlatados, etc. Fica aqui o convite a todos os que nos queiram visitar na Gueterstrasse 166, Basileia 4053, Suíça.
Vive com a sua família?
Atualmente, apenas vivo com o meu marido, uma vez que os meus filhos estão a estudar fora, um, na Austrália, na Gold Coast, e, o outro, em Itália, Roma.
Qual é o sentimento quando regressa a Portugal de férias?
Os primeiros dias são difíceis, pois tenho que me adaptar ao rebuliço e ao ‘caos’ de Lisboa, mas passados alguns dias entro no Sistema!
Pensa em voltar a viver em Portugal algum dia?
Sim.
O que conquistou na Suíça até agora?
A tranquilidade de viver num país onde tudo funciona e parece que há tempo para fazer tudo, trabalhar, conviver com amigos, passear, etc…
Tem filhos?
Sim, tenho dois rapazes, um com 22 anos e o outro com 19.
Que significa a Suíça para si?
Para mim significa oportunidade.
Que imagem tem de Portugal?
Portugal é um país lindo, com um sol maravilhoso, seguro para viver, onde a comida é excelente, mas tem uma grande fragilidade económica.
Como e por que foi viver neste país?
Decidi vir para a Suíça para proporcionar um futuro melhor aos meus filhos. Para conhecerem melhor outras culturas e falarem outras línguas. Neste momento, eles falam 5/6 línguas. Agora são cidadãos do mundo.
Qual a diferença de vida entre Portugal e a Suíça?
Regras que raramente se cumprem contra regras que se cumprem.
A língua é um problema?
Não, pois falo essencialmente em inglês.