O Diretor Executivo do Programa Regressar, José Albano Marques, e a sua equipa, representada por Isabel Jorge, participaram no dia 18 de outubro na segunda edição do evento “Preparar o Regresso”, promovido pelo Millennium BCP em Rüschlikon, nosarredores de Zurique.
A sessão, dedicada à comunidade portuguesa residente na Suíça, decorreu num formato misto, presencial e online, e contou com ampla adesão.
“Foi uma honra termos sido convidados pelo Millennium BCP para esta participação, mesmo à distância, num formato que se revelou um verdadeiro sucesso”, afirmou José Albano Marques, sublinhando o interesse crescente da diáspora nas oportunidades oferecidas pelo Programa.
O encontro contou com a presença do embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e do cônsul-geral em Zurique, Gonçalo Motta.
Durante a sessão, foram debatidos temas como o enquadramento fiscal, soluções financeiras e os incentivos previstos para quem decide regressar a Portugal.
A iniciativa do Millennium BCP reuniu intervenções de Hugo Resende, da Direção de Marketing e Apoio à Rede, Berto Sousa, dos escritórios de representação do banco na Suíça, e Henrique Freitas, do departamento de clientes da diáspora portuguesa.
Nas redes sociais, o embaixador de Portugal na Suíça destacou o caráter esclarecedor e a relevância do encontro.
“Participei este sábado, nos arredores de Zurique, a convite do Millennium BCP, numa sessão informativa destinada a esclarecer os cidadãos nacionais sobre múltiplos aspetos do regresso a Portugal”, afirmou o diplomata, que sublinhou que, “perante uma centena de cidadãos nacionais e ao longo de quase quatro horas, falou-se de forma transparente e objetiva do regresso, de questões administrativas e fiscais e da importância da atualização da morada no cartão de cidadão, tendo a iniciativa contribuído para um adequado esclarecimento de todos os presentes”.
O embaixador português comentou ainda que “a participação do Programa Regressar conferiu um inegável cunho atualizado e de qualidade ao evento e contribuiu para um diálogo aberto com todos”.
Em setembro, o Programa Regressar atingiu um marco histórico de 580 candidaturas num único mês, com 40 mil portugueses potencialmente abrangidos pelas medidas do Programa e de regresso efetivo ao país.
“Estes números confirmam a relevância da iniciativa e o impacto positivo junto das comunidades portuguesas no estrangeiro”, confirmou José Albano, que realçou que a “Suíça ocupa o primeiro lugar no ranking dos países de onde regressam mais portugueses, reflexo direto da ação meritória e da articulação exemplar entre as instituições portuguesas naquele território”.
Ígor Lopes





