O escotismo, independentemente da cultura, religião ou género, permite os mais jovens trocarem ideias em grupo e aprenderem elementos novos para sua vida permitindo-lhes outra integração perante as ações da sociedade, através de novos jogos, novas línguas e novas amizades.
É neste sentido que o Movimento Escoteiro Suíço, uma organização infantojuvenil da Suíça, maior organização juvenil da Suíça, oferece a crianças e jovens experiências únicas em grupo, amizades para a vida, dias inesquecíveis de acampamento na natureza e atividades de aventura nas tardes de sábado.
Nessas iniciativas, por exemplo, os escoteiros realizam atividades como jogos de campo, artesanato, gincanas, cozinhar, patrulhar, construir acampamentos ou aprender primeiros socorros.
Segundo nos deu a conhecer Anna Lisa Ramisberger, do Programa e Departamento Internacional do Movimento Escoteiro Suíço, as crianças “aprendem a assumir responsabilidades desde cedo – por si mesmos e pelos outros”, por isso afirma vincadamente que “todos são bem-vindos aos Escoteiros”.
No entanto, Anna Ramisberger afirma que “infelizmente, as crianças e os jovens oriundos da imigração continuam sub-representados, o que gostaríamos de mudar”.
Desta forma, para melhor chegar às famílias com origem migrante, o Movimento Escoteiro Suíço criou e desenvolveu materiais promocionais. Entre eles está um vídeo (Link: https://www.youtube.com/watch?v=Zv00bdC1YVI), que está disponível com legendas em várias línguas, e um folheto que também foi traduzido para 17 línguas diferentes (albanês, árabe, bósnio, inglês, farsi, francês, italiano, croata, português, russo, sérvio, somali, espanhol, tâmil, tigrínia, turco e ucraniano).
É possível obter mais informações na página da internet do Movimento Escoteiro através dos links: https://pfadi.swiss/de/go/pfadi-entdecken/ e https://pfadi.swiss/de/info/infos-eltern/ nos quais se encontra muita informação para os pais.
As atividades, geralmente ao sábado, como atrás foi referido, acontecem sem os pais e são dirigidas por jovens adultos que são bem-ensinados para tal.
Anna Ramisberger afirma, ainda, que a adesão aos escoteiros “custa pouco, em comparação com outras atividades de lazer, e acontece em vários departamentos de escotismo por toda a Suíça”.
No país helvético são mais de 51 mil escoteiros em 534 departamentos locais e por ano realizam-se maios de 1300 acampamentos. E, desde 1910, são mais de 42 milhões de experiências…
As crianças a partir de cinco anos podem frequentar os Escoteiros. O Escotismo está dividido em cinco níveis adequados à idade, nos quais o programa do Escotismo é adaptado em conformidade. A partir dos 13 anos, os escuteiros podem frequentar os primeiros cursos e assumir gradualmente mais responsabilidades no grupo.
Adélio Amaro





