Aos 18 anos Tiago Fernandes tornou-se bicampeão mundial de Muaythai, em Verona, Itália.
Tiago Fernandes vive em Gempen, no cantão de Soleura, pratica Muaythai desde os 8 anos de idade embora tenha começado a treinar diariamente com adultos a partir dos 11 anos de idade.
Depois de vencer o campeonato suíço de Kickboxing em 2022, alcançar o título de campeão de Box em 2022 e 2024 e agora, pela segunda vez, o mundial de Muaythai, mantém vivo o sonho de lutar na “One Championship” e alcançar mais títulos.
O Tiago era uma criança muito nervosa, inquieta na escola. Foi aconselhado a tomar medicação, mas o pai entendeu colocá-lo na arte marcial Muaythai. Esta é uma modalidade originária da Tailândia, considerada desporto nacional naquele país. É uma disciplina física e mental de combate em pé, conhecida como “a arte das oito armas”, no uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando relacionada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total.
Este desporto é coordenado pela Federação Internacional de Muaythai Amador e pelo Conselho Mundial de Muaythai, sendo o único órgão amador desta modalidade composta por 128 países e cinco federações continentais.
No dia 29 de junho, quando alcançou o novo título mundial em Verona, Tiago Fernandes reconhece que estava nervoso, “mas ao mesmo tempo sentia uma grande vontade de mostrar a toda a gente o quão bom eu sou”, disse ao Gazeta Lusófona, acrescentando um agradecimento aos seus treinadores Balicha Paulo e Aline Seiberth, assim como ao ginásio WBC Hall.
Além de alcançar mais títulos mundiais, o Tiago tem o sonho de ter o seu próprio ginásio quando abandonar a modalidade. Para já, procura novas vitórias e sponsors que o desejem patrocinar e lhe permita participar nos vários campeonatos mundiais que existem fora da Suíça. O próximo combate está agendado para o próximo dia 13 de agosto, em Lucerna.
Adélio Amaro