Mensagem de Natal à comunidade portuguesa
Nesta época de união e celebração, queremos desejar a todos um Santo Natal cheio de alegria, saúde e paz. Que este período festivo seja uma oportunidade para retomarmos o contacto com as nossas raízes, partilharmos momentos especiais com as nossas famílias e amigos, e reforçarmos os laços que nos unem, mesmo longe da nossa terra. Uma saudação muito especial aos que passam esta época festiva sozinhos ou longe das suas casas e famílias.
2024 foi um ano importante para a comunidade portuguesa. Realizaram-se as eleições para o Parlamento Europeu (em junho), e para a Assembleia da República (em março). Houve lugar, também, às eleições para as Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas da Madeira (maio) e dos Açores (fevereiro). A comunidade portuguesa participou nestes atos eleitorais com dignidade e com interesse em garantir que o seu voto conta. A força da democracia mede-se pela força dos seus cidadãos e as nossas Comunidades no estrangeiro, em particular as que residem na Suíça, que conhecem bem o esforço, o sacrifício, a dedicação e a perseverança que são necessários para construir um futuro melhor num país diferente, mantendo vivas as tradições e heranças culturais que constituem a riqueza do património humano português.
2024 foi também um ano para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos. O 25 de Abril simboliza, principalmente, a esperança de um Portugal melhor, mais justo e mais igual. A Revolução dos Cravos é uma referência mundial de luta contra a opressão, a tirania, a censura e a perseguição política. Ao longo destes 50 anos, os portugueses aprenderam o que é a Cidadania, progressivamente deixando de ser súbditos de uma ordem que não os respeitava, para construírem uma nova vida onde a sua participação ativa e democrática é o cimento que segura os alicerces da Democracia. Ao abolirmos a Ditadura, assumimos todos essa responsabilidade, diária, de sermos bons cidadãos e ajudarmos a construir o Portugal presente, honrando e tirando lições do passado, com os olhos postos num futuro melhor.
Em 2024, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas, tivemos a honra de receber a visita de Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado por S.Exa. o Primeiro Ministro, Dr. Luís Montenegro. Com passagem por Genebra, Berna e Zurique, tanto Sua Excelência o Presidente da República, como S.Exa. Primeiro-Ministro, levaram desta visita a boa memória de uma comunidade sóbria, cumpridora, trabalhadora, que os soube receber com alegria, dignidade e respeito.
2024 foi também o ano de celebrar os 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões. Em maio, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Consulado Geral de Portugal em Zurique, em colaboração com a Cátedra Carlos de Oliveira/Romanisches Seminar da Universidade de Zurique, e com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Zurique e do Instituto Guimarães Rosa, realizou um evento na Universidade de Zurique para celebrar a vida e a obra de Camões, com a participação de peritos portugueses, brasileiros e cabo-verdianos.
2024 foi também um ano para reconhecer aqueles que na sociedade suíça se destacam pelo apoio que dão aos Portugueses e a Portugal. Numa recente visita à Suíça, S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas atribuiu a Medalha de Mérito das Comunidades ao Sr. Felix Dietrich, ex-Diretor do Hotel Walhaus-Sils, em Sils Maria, pela relação de afeto, genuína amizade, ativo apoio e franca colaboração que o Sr. Felix Dietrich tem mantido com a comunidade portuguesa, nos últimos 50 anos. Cumpriu-se um pedido de longa data da comunidade portuguesa nos Grisões, valorizando não só as ações e os contributos de um bom amigo dos portugueses da Alta Engadina, mas também toda a comunidade portuguesa residente naquela região.
Com o fim de 2024, concluem-se quase dois anos à frente do Consulado Geral de Portugal em Zurique, a servir uma comunidade dinâmica, exigente e que tenho vindo a conhecer melhor nas muitas deslocações que faço pela área de jurisdição do Consulado Geral, para participar nas festas e eventos das nossas associações e centros portugueses, mas também para ajudar a resolver problemas graves que afetam os membros mais vulneráveis da nossa comunidade. 2025 será um ano para continuar a aprofundar o contacto com a comunidade pois só estando próximo das pessoas é que podemos avaliar e perceber como estão os portugueses na Suíça.
Antes de terminar, gostaria de deixar uma palavra de sincero agradecimento aos portugueses e portuguesas solidários que prestaram auxílio a compatriotas em dificuldades durante este ano, e aos que ajudam e colaboram com o Consulado Geral em ações de apoio social e cultural. Que o novo ano traga prosperidade, sonhos realizados e muitas razões para sorrir. Continuemos juntos, apoiando-nos mutuamente, como sempre fizemos, e celebrando a força e resiliência da nossa comunidade.
A todos Vós, desejo Boas festas e um próspero Ano Novo!