A Unitre de Lucerna é uma Universidade Sénior, sem fins lucrativos, que, no passado dia 3 novembro, festejou o seu vigésimo aniversário, em conjunto com os alunos da Espanha e de Portugal. A nossa língua é defendida nesta Universidade há dez anos. Foi um triplo aniversário e contou com cerca de 80 pessoas que vieram ajudar a comer o bolo.
A festa decorreu no Centro Papa Giovanni de Emmenbrücke, onde nos encontramos radiantes para cantar os parabéns e assistir à apresentação do programa letivo para 2025.
Para este momento natalício contamos com a presença de ilustres pessoas, bem como do corpo diplomático de Itália, Espanha e Portugal.
Pelas 15h, abria-se o programa de festas em língua Italiana com Lucio Carraro, vice-presidente, professor de Psicologia da seção Italiana, que nos fez viajar pelos 20 anos da Unitre. Dava de seguida o microfone a Michelangelo que, emocionado, nos contava o percurso desta viagem e, para aprofundar de como tudo começou, pediu ao seu fundador e presidente Del COMITES Alberto Grilli para nos contar todos os detalhes do início.
Ficamos a conhecer a verdadeira história de como esta universidade em língua italiana nasceu. Foi-lhe apresentado a pedido de uma aluna Michelangelo Penticorbo, hoje presidente da Unitre-Universitas Lucerne. Ex-professor de Astronomia. Acreditou no que ouviu e viu e encorajou o que estava a ser uma grandiosa história de amor. Sabia que tinha diante de si alguém que merecia a sua confiança.
Houve sorrisos emocionados e depois uma grande salva de palmas; uma vez mais, a vontade de criar algo de útil e educativo tem na base uma história de adolescentes que queriam traçar um grande projeto cultural, ficar juntos para sempre, e assim foi, até aos dias de hoje. O amor vence sempre.
Para mim que atravessamos uma era de inteligência artificial, convido-vos a assistir a uma das muitas conferências que podemos escolher; Cérebro, precisão e consciência. Será no dia 15 de fevereiro. Ou então: Pode a Inteligência artificial ter uma consciência. E a consciência poderá ser autónoma? Consulte a página virtual da Unitre de Lucerne e venha assistir, ao vivo, pois é mais interessante.
Luis Rogado apresentou igualmente o programa dos cursos em Língua Espanhola, uma riquíssima gama de aulas onde destacou poesia, terapia da arte, Autoestima e Amor próprio, bailes latinos, cozinha, porque é muito importante saber como nos devemos alimentar, num mundo profissional muito estressante. Salientou que em maio haverá uma conferência sobre um interessante país: Japão, a sua arquitetura, costumes, paisagens e tudo o que tem a ver com o desenvolvimento deste país asiático, tão fascinante e tão lindo. Em língua espanhola têm também muitos e variados temas a escolher.
Para entrar mais relaxados no momento da pausa, subiram ao palco o grupo Coro Rociero de Luzerne que tiveram o prazer de ver o público de pé a aplaudir.
E assim chegou a hora de dar voz aos membros diplomáticos.
O Professor António Serrano Gonzáles, conselheiro na Educação, valorizou os 20 anos da UNITRE e os dez anos da língua de Camões. Explicou-nos como coordena o ensino da língua espanhola em terras da Confederação e o quanto é importante manter os laços com as origens, pois nunca devemos ignorar o idioma paterno ou materno.
A Doutora Elen Fontana, cônsul adjunta, leu uma missiva enviada pelo Cônsul de Itália, que não teve oportunidade de se deslocar ao local. Palavras de esperança, de ânimo de admiração, pelo trabalho voluntário de todos na construção desta Universitas, em prol da educação do ensino e dos laços de amizade que se criam com toda a cumplicidade com que nos entregamos a estes projetos.
Por fim, o nosso Cônsul Gonçalo Motta, que desconhecia este projeto, porque está há relativamente pouco tempo na Suíça, ficou impressionado com as dinâmicas e com todo o leque de escolhas que temos nos três idiomas. Desejou-nos coragem e muita força para continuar a lutar pelo ensino da língua Portuguesa além-fronteiras.
Célia Rodrigues, vistosa e segura de si, falou-nos de todos os temas que temos ao nosso dispor para o ano letivo 24/25 e gostaria que houvesse mais aderência da parte da comunidade. Entre muitos cursos com trajetórias distintas, temos Literatura e História, Empreendedorismo / Integração, Aperfeiçoamento da voz e Teoria Musical, Piano, Violinista, Dança, Culinária, entre outros. Como pode constatar, a escolha é muito variada.
Para encerrar esta tarde de pura animação, convívio e cultura, recebemos a dupla Joel Duarte (violinista) e Tiago Azevedo (violoncelo).
E para grande surpresa de todos, a melhor prenda veio de Ippazio Calabrese, gestor do Centro, Colonia Libera Italiana, ex-professor da UNITRE, que entregou um cheque no valor de 500 Fr.
Um suculento aperitivo foi-nos servido para despedirmos sócios, convidados e amigos. O céu cobria-se de estrelas, o ar frio deixou-nos de nariz vermelho, mas o nosso ego cresceu e a motivação era bem visível. Arranca assim o ano letivo 2024/25. Esperamos por todos e quantos mais formos, mais objetivos conseguiremos.
› Óscar Prazeres