O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, deslocou-se- a Zurique e Engadin para uma visita oficial entre os dias 7 e 8 de novembro.
O primeiro ponto da agenda aconteceu dia 7 de novembro, em Zurique, na parte da tarde, quando Cesário reuniu-se com o Cônsul-Geral de Portugal local e com a equipa consular, nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Zurique.
Já no dia seguinte, 8 de novembro, este governante esteve em Engadin para uma reunião, ao início da tarde, com Dirigentes Associativos em St. Moritz. Mais tarde, neste mesmo dia, participou na entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas a Félix Dietrich. No início da noite encontrou-se com a Comunidade Portuguesa local na sede do FC Lusitanos de Samedan.
“Dia de fortes emoções na entrega da medalha de mérito ao grande senhor Félix Dietrich. Numa cerimónia há muito tempo pensada pelo Daniel Cardoso, as coletividades desta região prontamente se juntaram a esta homenagem de forma a manifestarem o reconhecimento pelo grande ser humano que sempre foi e é o senhor Félix Dietrich e toda a Família do Hotel Waldhaus em Sils (Graubunden)”, disseram os responsáveis pelo FC Lusitanos de Samedan nas redes sociais, que sublinharam ainda que “a entrega feita de forma pessoal pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, na companhia do Embaixador e Cônsul-Geral, elevaram esta distinção ao mais alto nível”.
Esta iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, e de António Sorrilha, antigo colaborador do Hotel, bem como a presidente da Comuna de Sils, Barbara Aeschbacher.
Agenda
em Portugal
Antes de seguir para a Suíça, Cesário esteve presente na discussão sobre o Orçamento de Estado de 2025 na Assembleia da República, com o intuito de abordar temas importantes para as Comunidades Portuguesas, com a presença do ministro Paulo Rangel e dos restantes Secretários de Estado. Durante esta oportunidade, foram anunciadas ou confirmadas, segundo este Secretário de Estado, como novos passaportes válidos por dez anos em 2026; novos 170 funcionários para apoio à rede consular; mais permanências consulares e diversificação do modelo do agendamento consular; início da eliminação da propina no Ensino Português no Estrangeiro; atualização de 9% dos salários dos nossos funcionários no Brasil, que estava em dívida; um milhão de euros e novos cursos de formação para apoio às associações portuguesas no estrangeiro; novo Estatuto e revisão da grelha salarial dos diplomatas; novo programa de apoio social aos portugueses carenciados no estrangeiro; revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro; o “maior orçamento de sempre” para o Conselho das Comunidades Portuguesas; “e muito mais de forma a darmos forma a um verdadeiro Programa Estratégico para as Comunidades Portuguesas”.
Fotografia: FC Lusitanos de Samedan