No dia 18 de julho decorreu o 9.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro, em Lisboa, cuja temática foi “Ensino da Literatura no EPE”. O texto de apresentação do encontro destaca o papel da literatura como veículo de construção da identidade cultural, podendo ser usada para fortalecer a ligação dos estudantes com a sua herança linguística e cultural. Sendo o trabalho com textos literários também um dos elementos centrais na ação dos professores da rede EPE, o encontro teve as seguintes questões orientadoras:
– que métodos de ensino para tornar a literatura portuguesa mais acessível e relevante para estudantes lusodescendentes e de diferentes origens e culturas
– que abordagens do ensino da literatura portuguesa podem inspirar e envolver os alunos, nos diferentes contextos em que se encontram
– que estratégias de promoção da leitura melhor contribuem para desenvolver a competência leitora dos nossos alunos?
As intervenções Aprender português com a literatura, proferida por Joana Meirim (NOVA, FCSH), e Para além do texto: de que é feita hoje a literatura para crianças e jovens?, proferida por Ana Margarida Ramos (UA), constituíram os pontos de partida para a interação e reflexão.
A Mesa Redonda intitulada Mediação da Leitura, na qual intervieram Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora), Regina Duarte, (Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027) e Pedro Seromenho (escritor, ilustrador, editor, contador de histórias) também constituiu um momento de interação muito interessante pelas diferentes perspetivas partilhadas com os participantes.
Como habitualmente, a CEPE Suíça marcou a sua presença neste encontro partilhando o trabalho realizado sobre a leitura, competência essencial e transversal no processo de ensino e aprendizagem.
Assim, a equipa CSI (Comunicação Social e Imagem), sob a orientação da Coordenadora, Lurdes Gonçalves, e em colaboração com as docentes envolvidas, procurou reunir um conjunto de boas práticas e projetos já implementados pelo corpo docente do EPE Suíça e disponíveis em https://www.epesuica.ch/blog/9.-encontro-epe
A colega Cláudia Pereira deu voz aos professores e aos projetos selecionados. Apresentou a literatura como prática, declinada na sua experiência, ou seja, na sua promoção e treino, enquanto educação para literatura clássica, mas também contemporânea. Partilhou projetos de leitura literária e não literária, bem como leitura realizada em suporte digital e em papel. A leitura também transvasa para lá da sala de aula em vários projetos colaborativos, sobretudo com os encarregados de educação.
Outros tantos ou mais projetos podem ser encontrados no nosso blogue “Aqui acontece” e na página www.epesuica.ch, com variadas práticas em que a leitura e a literatura são uma constante no seio do corpo docente em terras helvéticas.
› Lurdes Gonçalves