O que é Rede Altea
Altea, a Long COVID Network, concentra-se na troca de informações sobre a nova síndrome Long COVID. Altea é um ponto de encontro de pessoas afetadas, familiares, profissionais médicos, investigadores e outras partes interessadas.
“O que eu tenho exatamente?” – “O que você pode fazer sobre isso?” – “Quando isso vai embora?” – “Quantos são afetados?” – “Quem paga o tratamento?” – Ainda existem muitas perguntas sem resposta sobre as possíveis consequências a longo prazo de uma infeção por COVID-19. Na Altea procuramos respostas juntos. Em seções como Guias, Blog ou Diretório de médicos e terapeutas, o conhecimento sobre todos os aspectos do Long COVID deve crescer e ser continuamente atualizado. Comprometemo-nos com o princípio da “cocriação”: ao incluir diferentes perspectivas, novos conteúdos e soluções são criados.
Long COVID: clínicas, terapias, reabilitação
O Diretório fornece uma visão geral de tratamentos e terapias. No entanto, o primeiro ponto de contacto é sempre o consultório do médico de família.
Atualmente não há terapias causais reconhecidas para Long COVID. As terapias disponíveis baseiam-se na experiência com outras doenças e são orientadas para os sintomas. O foco é aliviar os sintomas. Discuta as opções de tratamento com seu médico de família e elaborem juntos um plano de tratamento individual. Além disso, você deve verificar se a sua seguradora de saúde também oferece um serviço de aconselhamento ou acompanhamento para quem sofre de Long COVID: Enquanto você, como segurado CSS, beneficia do apoio pessoal dos treinadores de saúde, Sanitas e Helsana oferecem artigos informativos sobre o tema Long COVID.
O Diretório contém ofertas médicas convencionais e complementares. Em geral: Altea não garante a qualidade e o sucesso dos tratamentos e terapias.
Os provedores devem atender aos seguintes requisitos para serem incluídos no Diretório:
– No caso dos serviços médicos, deverá existir uma oferta específica para Long COVID no âmbito do seguro de saúde obrigatório (KVG).
– No caso de terapias médicas complementares, é obrigatório o reconhecimento EMR ou ASCA do terapeuta e da terapia oferecida.
As ofertas podem ser filtradas por Cantão, localização e sintoma e pesquisadas por palavras-chave.
O que posso fazer?
A Long COVID representa uma variedade de desafios para as pessoas afetadas – tanto relacionados com a saúde como sociais. Para apoiá-lo na gestão dos seus sintomas e outras questões, a Altea desenvolve permanentemente Guias. Os tópicos podem ser agrupados em diferentes categorias, conforme mostram as palavras-chave abaixo. Os Guias sobre sintomas estão destacados em amarelo e os sobre questões sociais em azul. A oferta de Guias está em constante expansão.
Apetite e digestão
Este grupo de sintomas inclui queixas como náuseas, diarreia, desejos ou, inversamente, perda de apetite. O apetite pode ser afetado por distúrbios de “paladar e olfato” ou pode ser independente.
Respirando
Dado que a COVID-19 ataca as vias respiratórias, podem ocorrer falta de ar e dispneia durante a infeção aguda, mas também depois. O medo e a sensação de sufocamento ou a limitação do desempenho físico podem afetar seriamente a vida cotidiana.
Sistema cardiovascular
Acima de tudo, este grupo de sintomas inclui palpitações fortes e repentinas, que podem ocorrer sem esforço prévio, por exemplo, ao adormecer. Também foram observados batimentos cardíacos elevados e problemas circulatórios.
Tontura
Uma sensação de tontura, possivelmente combinada com problemas de equilíbrio, também é descrita pelas pessoas afetadas como um sintoma de Long COVID. A tontura também pode se manifestar como uma sensação de vertigem, como se você estivesse prestes a desmaiar.
Fadiga
“Fadiga” descreve uma grande exaustão que não desaparece mesmo com muito sono. Essa fadiga abrangente também é conhecida por outras doenças virais. É importante evitar, se possível, que a exaustão se torne crónica.
Rins e Bexiga
Problemas renais e de bexiga incluem: urgência (bexiga hiperativa, com desejo repentino de urinar, muitas vezes difícil de adiar), incontinência de urgência (vazamentos de urina antes do paciente chegar ao banheiro), frequência (necessidade de urinar oito ou mais vezes por dia), noctúria (precisa urinar duas ou mais vezes por noite).
Lei
Os aspectos jurídicos são de primordial importância quando se trata de Long COVID: como lidar com as seguradoras? Como receber o subsídio diário de doença? Existem certificados de incapacidade para o trabalho? Qual o papel do diagnóstico nesses aspectos jurídicos?
Saúde mental
Long COVID pode afetar a saúde mental em todas as suas formas. Os sintomas incluem sensação de desequilíbrio, ansiedade, ataques de pânico e depressão, além de diminuição da resiliência, como ao lidar com a dor.
Dor
Este é um dos grupos de sintomas mais comuns. Estes incluem dores musculares, nos membros e nas articulações, dores de estômago e no peito, cãibras e rigidez, ou dores de cabeça e crises de enxaqueca. Dor e aperto também podem ocorrer na área dos pulmões.
Recomendações
Nestes guias estão resumidas as principais mensagens para os pacientes provenientes das recomendações sobre o manejo pós-COVID para médicos de atenção primária. A versão completa da recomendação está disponível aqui.
Saúde Sexual
e Reprodutiva
Longo COVID pode afetar a sexualidade. Os sintomas incluem diminuição do desejo e aumento da dor. Disfunção erétil foi relatada em homens. Alterações na menstruação e síndrome pré-menstrual foram relatadas em mulheres.
Pele e cabelo
Várias queixas dermatológicas foram observadas: incluem, por exemplo, erupções cutâneas, pústulas nas bochechas, urticária (vermelhidão intensa / pápulas na pele com coceira), alterações na língua (“língua COVID”) ou queda de cabelo.
Dormir
Devido ao Long COVID, podem ocorrer problemas para adormecer e permanecer dormindo. Aqueles que ficam acordados antes de adormecer ou no meio da noite têm maior probabilidade de ficarem cansados física e mentalmente durante o dia. Isso também pode desequilibrar o ritmo de sono/vigília.
Sabor e Cheiro
COVID-19 pode causar alteração ou perda de paladar e/ou olfato. Por exemplo, os alimentos podem parecer insípidos ou ter sabor ou cheiro diferentes. Esse distúrbio pode se resolver sozinho ou persistir ao longo do tempo.
Pensamento e percepção
Dificuldade de concentração e esquecimento incomum são possíveis sintomas cognitivos de Long COVID. Isso também inclui lentidão de pensamento ou dificuldade de expressão. Comprometimento dos olhos também foi descrito.
Garganta, nariz, orelhas
Este grupo inclui sintomas de resfriado, como dor de garganta, tosse, dor de ouvido, dor de cabeça ou febre. Zumbido também foi relatado. A tosse seca característica da COVID-19 pode, em alguns casos, tornar-se permanente.
Fraqueza
As pessoas afetadas pela Long COVID relatam sentir-se fracas: fisicamente com desempenho reduzido (fraqueza muscular) e mentalmente com apatia e apatia. Alguns mal conseguem andar, outros têm que se esforçar enormemente para realizar todas as atividades.
Trabalhar
O regresso ao trabalho pode ser muito diferente dependendo dos sintomas e da ocupação e pode ser um desafio tanto para empregados como para empregadores.