› Lurdes Gonçalves
Coordenadora do Ensino Português
na Suíça, Camões, I.P
Na sequência do impacto da pandemia nas mais diversas áreas da sociedade, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este plano assenta em três dimensões: resiliência, transição climática e transição digital, e tem como objetivo aumentar a competitividade da economia e a sua resiliência perante futuros choques externos.
É na dimensão “Transição Digital” que se inscreve o projeto de Digitalização do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), desenvolvido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, através do Camões, I.P.
Após a fase de aturada preparação, a Coordenação do Ensino Português iniciou no dia 24 de maio a implementação do projeto com a entrega do equipamento e sessão de formação ao corpo docente.
Seguiu-se a primeira entrega no dia 25 de maio, no Liechtenstein a 26 alunos, com a presença do Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, do Cônsul Geral de Zurique, Gonçalo Motta, do Diretor de Serviços da Língua do Camões, I.P., Rui Vaz e da Coordenadora do Ensino Português na Suíça, Lurdes Gonçalves.
São cerca de cerca 6000 equipamentos informáticos com acesso a conteúdos digitais de apoio ao ensino e aprendizagem do Português que serão entregues aos alunos que frequentam os cursos extracurriculares de língua portuguesa e que manifestaram interesse em recebê-los, a título de empréstimo.
A entregas dos tabletes Surface GO continuou dia seguinte, em Chur, e no sábado, dia 27 de maio no cantão Ticino. Aqui, mais especificamente nas instalações consulares de Lugano, 35 alunos receberam os seus equipamentos na presença do Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, do Cônsul Geral de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta, do Diretor de Serviços da Língua do Camôes, I.P., Rui Vaz e da Coordenadora do Ensino Português na Suíça, Lurdes Gonçalves.
Também a 27 e 28 de maio se realizou a entrega de 367 equipamentos no Consulado de Portugal, em Genebra, na presença do Senhor Cônsul Geral de Genebra, Bruno Paes Moreira, Joana Vergas do Camões, I.P. e do Adjunto de Coordenação do Ensino Português na Suíça, Carlos Oliveira.
O projeto Digitalização do EPE representa uma forte aposta na transição digital do Ensino Português no Estrangeiro, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos, que permitirá acelerar os processos pedagógicos, didáticos, capacitando docentes e discentes para novas formas de ensino colaborativo e digital, em modelos presenciais, online ou híbridos.
A entrega dos equipamentos aos alunos decorrerá durante todo o mês de junho pelos vários cantões da Suíça, terminando no primeiro fim de semana de julho.
Efetivamente, o uso de meio digitais na sala de aula tem vindo a ser uma aposta do corpo docente desta CEPE desde a pandemia. Por isso, este novo impulso em muito poderá contribuir para uma consolidação de um ensino de qualidade acrescida e em sintonia com a inovação tecnológica no âmbito educativo.
Os equipamentos podem ser utilizados tanto na sala de aula como em casa. Na escola, o equipamento será utilizado com o apoio dos professores, para a realização de atividades letivas. Em casa, poderão ser realizadas atividades complementares, permitindo também um maior envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem e também um maior contacto com a língua e cultura portuguesas.
Este é mais um desafio, ao qual o corpo do docente da CEPE Suíça responderá com o seu habitual empenho, dedicação e profissionalismo, contando, naturalmente, com o acompanhamento e apoio das famílias dos nossos alunos.