› Maria dos Santos
Estamos em 2023 e para trás deixamos um ano em que vimos de novo a cultura voltar ao seu estado quase normal. Digo quase porque houve grupos que não tiveram força para recomeçar.
No entanto, houve alguns que nasceram em plena época proibida. Mas tenho de dizer que associado a este renascer, estiveram sem dúvida as novas tecnologias. Caso confirmado por este grupo que hoje tenho o honor de vos apresentar.
Foi em Novembro que celebraram o terceiro aniversário e com ele chegou-me o convite para ir festejar, cantar os parabéns, apagar as velas e assistir ao ensaio.
Assim que preparei a minha “Canon”, reservei o bilhete de comboio, porque atravessar Zurique às 19h, é impensável, e lá fui eu.
O Presidente deste grupo, Sérgio Silva, estava à minha espera e levou-me até à sala de ensaios. Fiquei orgulhosa de saber e ver que têm excelentes condições para darem asas às danças populares que definem o nosso folclore. Não sabia quem iria encontrar, mas o facto de serem os portugueses de Rapperswil e um rancho, tinha forçosamente que conhecer alguns dos elementos.
Descobri assim R.F.M.R. Fiquei encantada, não só pela dinâmica do grupo, mas pela força que todos os seus elementos transmitiam. Existe química neste grupo, independentemente do escalão etário.
O ensaio foi de uma precisão extraordinária. Marlene que é a ensaiadora deste grupo, mostrou as suas capacidades com muito profissionalismo e dedicação.
Representar o Alto Minho foi o desafio lançado pelos Minhotos de Rapperswil. Defender o Património Cultural desta região, vai ser um contributo da qual a Comunidade Portuguesa se pode e deve sentir briosa.
Escolherem o Coração de Viana, para os representar. Sinónimo de amor e respeito profundo pelas raízes ancestrais. Estou grata do acolhimento que tive, do carinho que senti e do convite para os apresentar no próximo dia 1 Abril 2023, na ocasião do primeiro festival que vão realizar em Gosau. Venham ver o batismo deste grupo e não acreditem que o dia 1 Abril é um engano. Contamos com todos para termos um serão inesquecível.
A este grupo desejo os maiores sucessos folclóricos e que todo o projeto traçado em nome da cultura popular, tão estimada pela comunidade seja um sonho realizado.
Contem comigo, para vos apoiar em tudo o que me seja possível.