“Mulheres que fazem arte” é o nome da Associação que visa à “capacitação, desenvolvimento e promoção da igualdade de oportunidade e género”. Com sede na Suíça, no cantão Ticino, esta entidade, que foca as suas ações no público feminino, pretende “favorecer a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades”, segundo os seus responsáveis.
Para conhecer um pouco mais as intenções desta entidade, que foi oficializada há apenas dois meses, conversamos com Edna Lucia Tillona, presidente da Associação “Mulheres que fazem arte”, que nos contou sobre os projetos futuro e reforçou que “o foco está no campo do desenvolvimento social, cultural e humanitário”.
O que levou a criar esta associação?
Há algum tempo percebemos a importância do nosso papel na sociedade, portanto, acreditamos que as nossas ações podem gerar um impacto na vida das outras pessoas. Assim, estamos empenhadas em construir relações saudáveis e a contribuir para uma melhoria na qualidade de vida daqueles que nos cercam. Neste sentido, a Associação ASBI nasceu com um sentimento de sensibilização e apoio de profissionais deste ramo que nos motivaram a criar essa rede humanitária.
Quantas pessoas fazem parte da Associação e que tipo de apoio têm recebido da comunidade e de amigos?
A ASBI envolve uma rede de 11 pessoas. Temos recebido o apoio de profissionais do ramo com experiência e que, apesar do pouco tempo de constituição, têm conduzido a instituição de maneira a ampliar e consolidar as suas ações nos espaços onde tem se proposto a atuar.
Há quanto tempo existe a Associação e que projetos têm desenvolvido nos últimos anos?
A nossa Associação foi instituída oficialmente há dois meses. Apesar disso, as nossas ações já vinham se direcionando para esse propósito, sem, no entanto, um vínculo institucionalizado. Percebemos a importância deste passo que tomamos, no sentido de oficializar as nossas ações, ampliar as nossas relações e, assim, estimular a ação de outros.
Quais razões motivaram a que fossem membros da UNABRAS – União das Associações Brasileiras da Suíça?
A ASBI nasceu para somar, apoiar, unir forças e condividir conhecimentos. O intuito da UNABRAS é servir de ponte de união entre as Associações.
Onde está instalada a sede da Associação?
A Associação está instalada no cantão do Ticino, Corso San Gottardo 35, 6830 Chiasso. Podemos ser contactados através do telefone +41 91224 33 72 e do telemóvel +41 78695 10 51. Há ainda a opção do e-mail : asbi.1@protonmail.cpm
Nas redes sociais podemos ser encontrados com o seguinte perfil: @asbi_swiss
Quais serão os próximos passos a serem desenvolvidos pela entidade?
A ASBI é uma instituição nova, mas que pretende desenvolver ações de fortalecimento e impacto na melhoria da qualidade de vida de pessoas e grupos em necessidades diversas. Assim, num primeiro momento, estamos a analisar e a mapear essas necessidades para a constituição de projetos direcionados aos nossos diferentes campos de atuação. Inicialmente, promovemos ações através de atividades de encontro, cursos e network e apreciação artístico-musical, buscando uma rede de troca de saberes, capacidades e identificação de possíveis patrocinadores para os nossos projetos. Este momento é de suma importância para identificar as carências destes grupos, as suas necessidades e, assim, construir ações que possam efetivamente contribuir para as suas necessidades. Este ano iremos organizar o evento “Mulheres que fazem Arte”, destacando a diversidade e o conceito da arte em geral. Atribuindo a essas mulheres o reconhecimento das suas trajetórias.